Cultura
‘O Agente Secreto’ é escolhido para representar o Brasil no Oscar em 2026
Após a seleção, filme será analisado por críticos do Oscar e pode ser indicado oficialmente entre os dez títulos que disputarão a categoria Melhor Filme Estrangeiro


O Agente Secreto, longa dirigido pelo diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema nesta segunda-feira 15 para representar o Brasil na disputa por uma vaga categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar em 2026. O filme concorreu com os títulos Manas, de Marianna Brennand; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; O Último Azul, de Gabriel Mascaro; e Oeste Outra Vez, de Erico Rassi.
Com a indicação, o longa-metragem será analisado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pela cerimônia do Oscar, que escolhe os títulos para concorrer em cada categoria da premiação.
Ambientado durante a ditadura militar, o longa-metragem traz a história de Marcelo (protagonizado por Wagner Moura), um professor especializado em tecnologia que decide fugir de seu passado violento e misterioso em São Paulo se mudando para Recife, cidade que acredita ser um refúgio.
O filme, apresentado em maio deste ano no Festival de Cannes, foi ovacionado durante dez minutos após a exibição e trouxe ao Brasil os prêmios de Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho). Além de Cannes, longa também já foi selecionado para ser exibido em mais de 20 festivais de cinema ao redor do mundo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Vitórias de ‘O Agente Secreto’ em Cannes coroam bom momento para o cinema brasileiro
Por Ana Paula Sousa
Wagner Moura vence o prêmio de melhor ator em Cannes por “O Agente Secreto”
Por AFP