Política
Anistia a Bolsonaro é rejeitada por 54% dos brasileiros, mostra Datafolha
O ex-presidente foi condenado na última semana pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos e 3 meses de prisão


Um projeto para anistiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado na última semana pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos e 3 meses de prisão, é rejeitado por 54% dos brasileiros, mostra uma pesquisa divulgada neste sábado 13 pelo Datafolha. Segundo a pesquisa, 39% defendem a iniciativa.
Além disso, 61% se dizem contrários a qualquer tipo de perdão aos condenados pelos ataques golpistas de 8 de Janeiro. Já outros 33% são a favor da anistia aos condenados pela invasão à sede dos Três Poderes em 2023.
O instituto coletou 2.005 entrevistas em 113 municípios durante os dias 8 e 9 de setembro, antes do ex-capitão receber a sentença. Entre os entrevistados, 2% se dizem indiferentes ao assunto e 4% não souberam opinar. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.
O ex-presidente foi condenado pelos crimes de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Com a decisão, Bolsonaro enfrenta a mais dura condenação já imposta a um ex-presidente da República no Brasil, com a pena superior a 27 anos de prisão por liderar a tentativa de ruptura democrática.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

A aposta de Valdemar Costa Neto em uma anistia a Bolsonaro: ‘Ainda pode ser candidato’
Por CartaCapital
Como o governo Lula se prepara para a batalha contra a anistia a Bolsonaro
Por Wendal Carmo