Mundo

EUA ameaçam cancelar vistos por publicações sobre o assassinato de Charlie Kirk

O número dois da diplomacia norte-americana pediu a internautas que denunciem publicações de estrangeiros

EUA ameaçam cancelar vistos por publicações sobre o assassinato de Charlie Kirk
EUA ameaçam cancelar vistos por publicações sobre o assassinato de Charlie Kirk
Charlie Kirk durante comício de campanha de Donald Trump em 2024 –Yasuyoshi Chiba/AFP
Apoie Siga-nos no

O número dois da diplomacia dos Estados Unidos ameaçou, nesta quinta-feira 11, revogar vistos por manifestações de apoio na internet ao assassinato do influenciador e ativista de direita Charlie Kirk, e pediu aos usuários das redes que denunciem publicações de estrangeiros.

“À luz do horrível assassinato de ontem de uma figura política de destaque, quero frisar que os estrangeiros que glorificam a violência e o ódio não são visitantes bem-vindos em nosso país”, escreveu o subsecretário de Estado Christopher Landau na rede social X.

“Fiquei horrorizado ao ver alguns nas redes sociais elogiando, racionalizando ou minimizando o evento, e instruí nossos funcionários consulares a tomarem as medidas apropriadas”, escreveu, sem mencionar publicações específicas.

Landau não demorou a receber respostas que indicavam comentários específicos online e que o incentivavam a cancelar vistos que supostamente pertencem a residentes estrangeiros nos Estados Unidos.

O subsecretário, por sua vez, respondeu pedindo aos usuários do X que continuassem compartilhando suas mensagens e o respondendo online. Prometeu pedir ao Departamento de Estado que investigue as publicações.

Kirk, de 31 anos, era um aliado do presidente Donald Trump e o ajudou a capitalizar o apoio conservador entre os jovens. Foi assassinado por um disparo enquanto palestrava em um evento público na quarta-feira 10 em uma universidade no estado de Utah.

O governo Trump tem se movimentado agressivamente para revogar ou negar vistos como parte de uma repressão mais ampla contra a imigração.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo