CartaCapital
A reação de Trump à condenação de Bolsonaro
O ex-presidente foi condenado nesta quinta-feira a 27 anos e 3 meses de prisão


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou de “muito surpreendente” a condenação, nesta quinta-feira 11, de seu aliado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por chefiar uma tentativa de golpe de Estado.
“Eu achava que ele era um bom presidente do Brasil, e é muito surpreendente que isso tenha acontecido. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram“, disse Trump aos repórteres. “Ele era um bom homem”, acrescentou.
Mais cedo, secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, afirmou que os Estados Unidos vão responder “adequadamente a essa caça às bruxas”. Rubio chamou o ministro Alexandre de Moraes de “violador de direitos humanos sancionado” e avaliou a condenação do ex-capitão como “injusta”.
O ex-presidente foi condenado, a 4 votos a 1, pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, organização criminosa, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Com a decisão, Bolsonaro enfrenta a mais dura condenação já imposta a um ex-presidente da República no Brasil, com a pena superior a 27 anos de prisão por liderar a tentativa de ruptura democrática.
(Com informações da AFP).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

EUA responderão à condenação de Bolsonaro, ameaça secretário de Estado de Trump
Por CartaCapital
STF condena Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão
Por Vinícius Nunes