Economia

Banco Central determina o bloqueio de transferências para contas com suspeita de envolvimento em fraudes

A medida entra em vigor imediatamente e representa mais uma tentativa de sufocar o crime organizado

Banco Central determina o bloqueio de transferências para contas com suspeita de envolvimento em fraudes
Banco Central determina o bloqueio de transferências para contas com suspeita de envolvimento em fraudes
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Banco Central (BC) publicou uma norma que determina que as instituições financeiras do País a rejeitem as transferências de dinheiro para contas com “fundada suspeita de envolvimento em fraude”. A medida, que começa a valer imediatamente, foi lançada para tentar sufocar as atividades do crime organizado.

Segundo a nova norma, todos os bancos e instituições financeiras autorizados a operar no Brasil terão até o próximo dia 13 de outubro para atualizar seus sistemas e evitar as transferências.

O BC determinou, ainda, que as instituições deverão usar todas as informações disponíveis em sistemas eletrônicos e bancos de dados (públicos e privados) para identificarem as contas envolvidas em fraudes. Os titulares das contas serão informados sobre a medida.

A nova norma é mais uma tentativa de sufocar as atividades do crime organizado. Essas iniciativas ganharam força depois das operações realizadas no fim de agosto, que mostraram que fintechs (bancos digitais) eram usados para ocultação de recursos da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).

Na sexta-feira 5, o BC determinou limitação de 15 mil reais para transferências via Pix e TED para instituições de pagamento não autorizadas pela autoridade bancária e para aquelas que funcionam de forma provisória, aguardando autorização.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo