Do Micro Ao Macro
Empreendedor brasileiro lidera uso de redes sociais e mira tecnologias digitais
Pesquisa GEM 2024, realizada no Brasil com apoio do Sebrae, mostra que 89% dos empreendedores usam redes sociais nos negócios


Entre 51 países pesquisados, o Brasil ocupa a liderança no uso de redes sociais para negócios, citado por 89% dos empreendedores. Ferramentas de análise de dados também aparecem em destaque, com 71% de adesão.
Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2024, 80% dos Empreendedores Iniciais no Brasil pretendem ampliar o uso de tecnologias digitais nos próximos seis meses. Além disso, 60% planejam utilizar inteligência artificial e 69% apostam em computação em nuvem como estratégias para melhorar a gestão da empresa.
Relevância do estudo
A GEM é considerada a principal pesquisa internacional sobre empreendedorismo e acompanha a evolução do setor em mais de 50 países. No Brasil, a iniciativa é realizada com apoio do Sebrae e aponta fatores que estimulam ou limitam o desenvolvimento de novos negócios.
“O avanço das plataformas precisa estar integrado comercialmente, criando um ambiente favorável para os pequenos negócios. Quando a pequena economia entra na digitalização e na inovação, surgem mais oportunidades, empregos e renda”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.
Dados e finanças
Segundo Lima, a análise de dados é decisiva para a saúde financeira das empresas. “Um empreendimento não sobrevive a longo prazo sem equilíbrio no fluxo de caixa e nos investimentos de curto, médio e longo prazo. A informatização permite melhor controle das informações, especialmente as financeiras”, explica.
Ele destaca que a inteligência artificial pode apoiar esse processo. “É necessário ter previsão de recursos, onde aplicá-los e como distribuí-los ao longo do tempo. A gestão financeira ganha muito com análise de dados”, reforça.
Seminário online
Os resultados da pesquisa serão detalhados no seminário “Inteligência Artificial e os Pequenos Negócios”, marcado para 11 de setembro, às 9h, em formato gratuito e online. O evento terá a participação de especialistas do Sebrae, Anegepe, Google e Gartner.
A programação inclui quatro palestras do Sebrae, além de apresentações de representantes do Google e do Gartner. As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no site, com emissão de certificado.
Programação
-
9h | Abertura
-
9h10 | Palestra: “Inteligência Artificial na Pesquisa GEM 24-25” — Marco Aurélio Bedê (Sebrae)
-
9h40 | Palestra: “Tendências de IA para Pequenos Negócios” — Alexandre Nunes (Gartner Group)
-
10h15 | Palestra: “Aplicações práticas de IA para Pequenos Negócios” — Eitan Blanche (Google)
-
11h15 | Palestra: “IA no Data Sebrae” — Caroline Moraes da Cruz
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.