Mundo

Presidente de Israel vai a Londres para protestar contra o reconhecimento do Estado palestino

Isaac Herzog e Keir Starmer apertaram as mãos diante dos fotógrafos e das câmeras em Downing Street sem trocar sorrisos

Presidente de Israel vai a Londres para protestar contra o reconhecimento do Estado palestino
Presidente de Israel vai a Londres para protestar contra o reconhecimento do Estado palestino
O presidente israelense, Isaac Herzog, em Londres, em 10 de setembro de 2025. Foto: Alastair Grant/Pool/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente de Israel, Isaac Herzog, reuniu-se nesta quarta-feira 10 em Londres com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, para protestar contra a intenção do governo do Reino Unido de reconhecer o Estado da Palestina e contra as sanções ao seu país.

Ambos os líderes apertaram as mãos diante dos fotógrafos e das câmeras em Downing Street sem trocar sorrisos.

Keir Starmer e Isaac Herzog, em Londres, em 10 de setembro de 2025. Foto: Toby Shepheard/AFP

Herzog vai “ressaltar que qualquer iniciativa para reconhecer um Estado palestino neste momento equivaleria a recompensar o terrorismo e poderia colocar em risco os esforços para alcançar a libertação dos reféns e pôr fim à guerra”, indicaram os serviços do presidente israelense antes do encontro, denunciando também “uma horrível onda de antissemitismo” no Reino Unido.

Keir Starmer condenou os ataques realizados na terça-feira por Israel em Doha, que tinham como alvo as autoridades do Hamas, classificando-os como uma “violação da soberania do Catar”, e indicou que deixaria isso “com a maior clareza” para o presidente israelense.

“Também serei muito claro sobre o fato de que as restrições à ajuda humanitária devem ser suspensas, que a ofensiva em Gaza deve cessar e que a construção de assentamentos deve ser interrompida”, declarou anteriormente o líder trabalhista, perante o Parlamento britânico, ressaltando a importância de uma solução diplomática, como “a única maneira de libertar os reféns” israelenses detidos pelo Hamas.

Keir Starmer anunciou no final de julho que seu país reconheceria em setembro o Estado da Palestina, a menos que Israel assumisse uma série de compromissos, entre eles um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo