CartaExpressa
Moraes autoriza Bolsonaro a deixar prisão domiciliar para realizar procedimento em hospital de Brasília
A autorização prevê o deslocamento, com escolta, no próximo domingo 14; decisão tem caráter provisório, destacou o ministro


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a deixar a prisão domiciliar, em um condomínio de luxo em Brasília, para realizar um procedimento médico em um hospital particular da capital federal. A decisão, que tem caráter provisório, foi publicada nesta quarta-feira 10.
Bolsonaro havia solicitado a autorização de saída na última segunda-feira 8, quando informou ao STF a necessidade de deslocamento para o ambulatório do DF Star no próximo domingo 14. O ex-capitão, segundo a própria petição, passará por um procedimento de remoção de lesões na pele. A previsão é de que ele tenha alta no mesmo dia.
Moraes, na ordem emitida nesta quarta, determinou que policiais penais escoltem o ex-presidente durante todo o deslocamento. O ministro pediu ainda que, após o procedimento, um documento que comprove a ida de Bolsonaro ao hospital seja entregue ao STF em até 48 horas.
O ministro, por fim, reforçou que todos os veículos que deixarem a casa do ex-capitão, inclusive os que serão usados no deslocamento para o hospital, serão revistados, conforme ordem já expedida pela Corte.
“Ressalte-se o caráter provisório da presente decisão, que não dispensa o requerente do cumprimento das demais medidas cautelares a ele impostas”, anotou Moraes na decisão publicada pelo Supremo.
Bolsonaro, convém registrar, está sendo julgado neste momento no Supremo Tribunal Federal pela trama golpista. A previsão é de que a análise do caso seja encerrada na sexta-feira 12, dois dias antes da data prevista para a realização do procedimento ambulatorial autorizado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O entusiasmo da defesa de Bolsonaro com o voto de Fux
Por Vinícius Nunes
Responsabilização é absolutamente inviável, diz Fux sobre participação de Bolsonaro no 8 de Janeiro
Por Vinícius Nunes