Do Micro Ao Macro

Mais de 160 mercadinhos abrem por dia no Brasil

Setor cresce acima de 8% no semestre, impulsionado pelo consumo das famílias e pela formalização de microempreendedores

Mais de 160 mercadinhos abrem por dia no Brasil
Mais de 160 mercadinhos abrem por dia no Brasil
Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que pretende liberar a venda de medicamentos em supermercados. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
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Minimercados, mercadinhos, mercearias e armazéns estão se multiplicando no país. No primeiro semestre deste ano, foram registrados mais de 29 mil novos CNPJs no setor, segundo levantamento do Sebrae com base nos dados da Receita Federal. O volume equivale a 162 aberturas por dia ou quase sete por hora.

Em comparação ao mesmo período de 2024, quando 27,1 mil empresas foram abertas, o crescimento foi de 8,5%. O estudo mostra ainda que sete em cada dez desses empreendimentos são registrados como microempreendedores individuais (MEI).

Papel na economia

O aumento no número de mercadinhos acompanha a geração de empregos e renda. Segundo o Sebrae, micro e pequenas empresas respondem por mais de 60% das contratações no país.

Para Jane Blandina da Costa, analista de Competitividade da instituição, os negócios de bairro reforçam a economia local. “Mostra que os brasileiros estão aproveitando esse cenário econômico e o nível de emprego para empreender. Esses estabelecimentos geram renda complementar para as famílias e aproximam o consumidor de soluções rápidas e acessíveis”, explica.

Dicas para empreendedores

Para quem pretende investir nesse segmento ou já administra um mercadinho, algumas orientações podem ajudar a manter o faturamento em crescimento.

Gestão
A separação entre contas pessoais e do negócio é o primeiro passo. Acompanhar de perto entradas e saídas evita desequilíbrios no caixa.

Conhecimento do cliente
Observar hábitos de consumo locais e ajustar o mix de produtos aumenta a chance de fidelização. “Entender preferências e ouvir sugestões faz diferença”, destaca Jane Blandina.

Digitalização
Ferramentas simples, como grupos de WhatsApp, redes sociais e aplicativos de delivery, ampliam as vendas e fortalecem a relação com os clientes. Pequenas ações digitais ajudam o mercadinho a se manter competitivo.

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