Política
Deputados acionam a PF para saber se bandeira dos EUA em ato bolsonarista veio da NFL
Medidas, tonalidades e proximidade temporal indicam se tratar do mesmo artefato, sustentam Pedro Campos (PSB-PE) e Lindbergh Farias (PT-RJ)


Os deputados federais Pedro Campos (PSB-PE) e Lindbergh Farias (PT-RJ) pediram à Polícia Federal, nesta segunda-feira 8, que investigue se a bandeira dos Estados Unidos exibida no ato da extrema-direita no domingo 7 em São Paulo é a mesma utilizada dois dias antes em um jogo da NFL, a liga profissional de futebol americano, na capital paulista.
Segundo os parlamentares, há “fortes indícios” de que se trata do mesmo artefato. Eles mencionam as medidas da bandeira, as tonalidades, e a proximidade local e temporal.
A possível cessão ou o apoio logístico de um ente estrangeiro para manifestação política no Brasil pode afrontar normas constitucionais e eleitorais, afirmam os deputados.
Eles mencionam, por exemplo, as normas que vedam o financiamento, a subordinação ou o recebimento de recursos de procedência estrangeira por partidos políticos.
Campos e Lindbergh pedem à PF, entre outras diligências, a identificação da origem, da custódia e do transporte da bandeira; a oitiva de representantes da NFL Brasil e de organizadores do ato; e a apuração de eventual financiamento ou apoio logístico externo.
“Diante do exposto, requer-se à Polícia Federal a instauração de inquérito para apuração integral dos fatos narrados e a adoção das providências necessárias à responsabilização eleitoral e/ou penal dos possíveis envolvidos”, completam os deputados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Condenação à vista e a infame medalha de Jair Bolsonaro
Por Daniel Camargos
STF retoma o julgamento de Bolsonaro nesta terça; entenda os próximos passos do caso
Por Vinícius Nunes
A resposta de Gilmar Mendes aos ataques bolsonaristas contra o STF no 7 de Setembro
Por CartaCapital