Política

Da esquerda à direita, como se definem os eleitores brasileiros, segundo nova pesquisa

Em primeiro lugar no levantamento CNT/MDA estão os que não souberam ou não quiseram responder

Da esquerda à direita, como se definem os eleitores brasileiros, segundo nova pesquisa
Da esquerda à direita, como se definem os eleitores brasileiros, segundo nova pesquisa
Bolsonarista e petistas são os atuais símbolos da disputa ideológica entre direita x esquerda no Brasil. Fotos: MIGUEL SCHINCARIOL/AFP e Paulo Pinto/Agência PT
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira 8 mostra que uma parcela maior de eleitores brasileiros se considera de direita, em comparação com o universo que se classifica como de esquerda. Na “liderança” do ranking, porém, estão os que não souberam ou não quiseram responder.

O levantamento contou com 2.002 entrevistas presenciais entre a última quarta-feira 3 e o sábado 6. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

O instituto perguntou aos entrevistados como eles se definem “do ponto de vista político”. Confira os resultados:

  • Não sabem/Não responderam: 33,1%
  • Direita: 30,1%
  • Esquerda: 20,7%
  • Centro: 7,3%
  • Centro-direita: 5,1%
  • Centro-esquerda: 3,7%

Veja a evolução dos resultados da sondagem desde julho de 2021:

Imagem: Pesquisa CNT/MDA – 8 de setembro de 2025

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo