CartaExpressa
CCJ da Câmara ouvirá na próxima semana testemunhas em processo de cassação de Zambelli
Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF por invasão ao sistema do CNJ


A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados marcou para a próxima semana a oitiva das testemunhas no processo que pode resultar na cassação do mantado da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que está presa na Itália.
Na quarta-feira 10, devem ser ouvidos o hacker Walter Delgatti, às 10h, e, às 14h, o assistente técnico da defesa na ação penal, Michel Spiero. Delgatti foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal junto com a deputada no processo sobre invasão ao sistema do CNJ Conselho Nacional de Justiça.
O ex-assessor de Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro, e o blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio também foram incluídos como testemunhas pela defesa da deputada federal.
Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo STF por invasão ao sistema do CNJ. De acordo com a denúncia, a deputada trabalhou com o Delgatti para inserir documentos falsos na base de dados – inclusive um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.
Com a sentença do STF, a Câmara iniciou a análise do processo para declarar a perda do mandato.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Justiça italiana mantém prisão de Carla Zambelli: ‘Risco concreto de fuga’
Por Vinícius Nunes
Leia os votos do julgamento que condenou Zambelli à prisão por perseguição armada
Por CartaCapital