Mundo
Tribunal nos EUA mantém decisão favorável a passaportes com o gênero ‘X’
Magistrados destacaram a conclusão de que afetados sofreriam ‘uma variedade de danos imediatos e irreparáveis’
Um tribunal de apelações dos Estados Unidos confirmou nesta quinta-feira 4 uma decisão de um tribunal inferior que ordenava ao governo de Donald Trump retomar a emissão de passaportes com a opção de gênero “X”.
Trump havia emitido, em janeiro, uma ordem executiva segundo a qual apenas dois gêneros seriam reconhecidos: masculino e feminino, pondo fim às políticas oficiais que reconheciam um terceiro gênero nos passaportes, identificado com um “X”.
Em junho, uma juíza distrital ordenou ao Departamento de Estado que retomasse a emissão de passaportes com a opção “X” para pessoas transgênero e não binárias afetadas pela mudança de política.
Nesta quinta-feira, um painel de três juízes de um tribunal de apelações negou o pedido da administração Trump para suspender a ordem da juíza.
Em sua decisão, os magistrados destacaram a conclusão do tribunal inferior de que as pessoas afetadas pela mudança “sofrerão uma variedade de danos imediatos e irreparáveis” com a aplicação da política.
O primeiro passaporte americano com o gênero “X” foi emitido em outubro de 2021 pelo Departamento de Estado, que especificou que a opção “X” estava reservada para “pessoas não binárias e intersexuais” e, em geral, para aquelas que não se identificam com os critérios de gênero propostos anteriormente.
Durante sua campanha, Donald Trump prometeu pôr fim ao que ele chama de “loucura transgênero” nos Estados Unidos.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Glesi diz que Tarcísio quer dar anistia ‘de presente’ para Trump: ‘vexame internacional’
Por CartaCapital
Washington processa Trump pelo envio de forças federais à capital
Por AFP
Juíza dos EUA anula corte de fundos de Harvard ordenado por Trump
Por AFP



