CartaExpressa
Câmara aprova projeto que cria o ‘Pix Pensão’ para facilitar o pagamento de pensão alimentícia
A medida permite que o beneficiário opte pela transferência automática em qualquer momento do cumprimento da sentença
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira 4, proposta que institui a transferência automática de pensão alimentícia, chamada de “Pix Pensão”. A proposta segue agora para análise dos senadores, a menos que haja pedido para que seja analisada também pelo Plenário da Câmara.
A medida permite que o beneficiário opte pela transferência automática em qualquer momento do cumprimento da sentença. Caberá ao juiz determinar o débito direto da conta do pagador para a conta do alimentando ou de seu responsável.
Hoje, a pensão pode ser debitada automaticamente do salário do devedor. Mas se ele não tiver vínculo formal, o beneficiário precisa acionar a Justiça a cada atraso.
O projeto permite a penhora de valores depositados em conta de empresário individual. Ela deverá se limitar ao valor das prestações alimentícias em atraso.
(Com informações da Agência Câmara).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Comissão do Senado aprova cadastro de devedor de pensão alimentícia no eSocial
Por CartaCapital
STJ permite quebra de sigilo bancário para cálculo de pensão
Por Agência Brasil


