Do Micro Ao Macro

Empresas do Sudeste lideram alta na busca por crédito em junho

São Paulo teve avanço de 14,6% no indicador da Serasa Experian; no país, aumento foi de 10,5%

Empresas do Sudeste lideram alta na busca por crédito em junho
Empresas do Sudeste lideram alta na busca por crédito em junho
Empréstimo pessoal atinge maior juro da série histórica do Procon-SP Empréstimo pessoal atinge maior juro da série histórica do Procon-SP
Apoie Siga-nos no

A procura das empresas por crédito cresceu em todos os estados da região Sudeste em junho de 2025. O destaque foi São Paulo, que registrou a maior alta do período em relação a junho do ano anterior, com avanço de 14,6%. Os dados são do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian.

Na visão do Brasil, a busca por recursos financeiros aumentou 10,5% no mesmo comparativo. Segundo a economista Camila Abdelmalack, a elevação ocorre mesmo em cenário de juros elevados.

“Apesar do nível elevado de juros, a demanda por crédito empresarial segue em patamar bastante alto. Esse aparente contrassenso se explica pelo perfil da demanda atual, que está menos relacionada a investimentos e mais voltada ao gerenciamento do fluxo de caixa. Muitas empresas têm buscado crédito para renegociação de dívidas, recomposição de capital de giro e enfrentamento de pressões de custo, em um contexto de incertezas econômicas e desafios operacionais”, explica.

Setores e portes

Na análise por setor, serviços registrou alta de 17% em junho de 2025, na comparação com o ano anterior. Para Camila, esse movimento reflete o alto número de empresas negativadas no segmento.

“O crédito se tornou um ativo importante para o fluxo de caixa, tanto para disponibilidade de capital de giro quanto para renegociação de passivos. Muitos buscam esta alternativa por conta da retração da atividade econômica, que dificulta a geração de renda e acende a necessidade de valores adicionais para manter as contas em dia”, avalia.

Entre os portes, micro e pequenas empresas ampliaram a demanda em 10,8%. As médias cresceram 2%, enquanto as grandes tiveram retração de 0,7% no comparativo anual.

Diferenças regionais

O Amazonas registrou a maior variação positiva entre as Unidades Federativas, com alta de 26,9% na procura por crédito. Alagoas foi a única a apresentar queda no indicador.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito é calculado a partir de uma amostra de CNPJs consultados mensalmente na base da companhia. As transações que configuram relação creditícia entre empresas e instituições financeiras ou não financeiras são transformadas em número índice, considerando a média de 2024 igual a 100. O indicador é segmentado por estado, setor e porte.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo