CartaExpressa
Ataque hacker desviou R$ 710 milhões em transações Pix, diz empresa que opera sistema
O banco HSBC e a fintech Artta foram atingidos pelo ataque
A empresa Sinqia, que opera um sistema que conecta bancos ao Pix, afirmou eu o ataque hacker que aconteceu na última semana resultou no desvio de pelo menos 710 milhões de reais em transações não autorizadas. O banco HSBC e a fintech Artta foram atingidos pelo ataque.
“A empresa acredita que o incidente se limita ao ambiente Pix da Sinqia e não identificou nenhuma atividade não autorizada em nenhum outro sistema da Sinqia fora do PIX no Brasil. A Empresa também não tem indícios de que quaisquer dados pessoais tenham sido comprometidos”, disse a empresa.
Ainda segundo a empresa, a principal suspeita é que transações não autorizadas foram introduzidas ao ambiente Pix por meio da exploração de credenciais legítimas de fornecedores de TI da Sinqia. O ataque envolveu transações financeiras entre empresas (B2B).
Em nota, a fintech Artta afirmou que segue em contato direto com a Sinqia e o Banco Central para assegurar a retomada plena dos serviços no menor prazo possível.
Já o HSBC afirmou que tomou medidas para bloquear as transações no ambiente do provedor. “O HSBC reafirma o compromisso com a segurança de dados e está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações”, disse.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Quem espalhou fake news sobre Pix ajudou o crime organizado, diz secretário da Receita
Por CartaCapital
Impulsionado pelo PIX, mercado de SaaS na América Latina deve dobrar até 2027, aponta EBANX
Por Do Micro ao Macro


