Política
Os favoritos dos mineiros para o Senado, segundo nova pesquisa
O governador Romeu Zema lidera a disputa em um dos cenários


Apesar de ter se lançado pré-candidato à Presidência da República, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), pode ter sucesso se tentar outro caminho: a disputa por uma vaga no Senado. É o que mostra uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira 29 pelo instituto AtlasIntel.
Segundo o levantamento, Zema é o favorito dos mineiros em um dos cenários. Cada estado elegerá dois senadores em 2026.
Confira os números da projeção com o governador:
- Romeu Zema (Novo) – 18,7%
- Reginaldo Lopes (PT) – 12,7%
- Cristiano Caporezzo (PL) – 11,4%
- Áurea Carolina (PSOL) – 10,3%
- Domingos Sávio (PL) – 9,8%
- Marcelo Aro (PP) – 6,4%
- Carlos Viana (Podemos) – 6,1%
- Aécio Neves (PSDB) – 4,7%
- Euclydes Pettersen (Republicanos) – 1,7%
- Outros – 8,2%
- Branco/nulo – 6%
- Não sei – 3,9%
Chama atenção o baixo índice do ex-senador Aécio Neves (PSDB), que atualmente é deputado federal. Ele também pontua pouco no segundo cenário testado.
Sem Zema, quem aparece na liderança é a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), seguida de perto pelo deputado federal bolsonarista Eros Biondini (PL), que é veterinário e cantor de música gospel.
Veja os números desse cenário:
- Marília Campos (PT) – 18,9%
- Eros Biondini (PL) – 16,8%
- Cristiano Caporezzo (PL) – 12,5%
- Carlos Viana (Podemos) – 8,4%
- Áurea Carolina (PSOL) – 7%
- Marcelo Aro (PP) – 5,9%
- Alexandre Silveira (PSD) – 5,5%
- Aécio Neves (PSDB) – 4,1%
- Euclydes Pettersen (Republicanos) – 1,7%
- Outros – 4,3%
- Branco/nulo – 11,1%
- Não sei – 3,9%
Participaram da pesquisa 2.035 pessoas, que responderam a questionários aplicados pela internet entre 20 e 25 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Pré-candidato à Presidência, Zema minimiza o 8 de Janeiro, promete anistia e tenta se descolar de Bolsonaro
Por CartaCapital
Chamado de ‘oportunista’ pelos Bolsonaro, Zema lança candidatura natimorta a 2026
Por Daniel Camargos