Mundo
Ataque russo com mísseis causa fortes explosões em Kiev
O chefe da administração militar da capital ucraniana, Timur Tkatchenko, mencionou ‘um ataque balístico russo’
Uma série de explosões foi ouvida em Kiev na noite desta quinta-feira 28. Autoridades alertaram para um ataque russo com mísseis contra a capital ucraniana.
As explosões iluminaram o céu e formaram uma coluna de fumaça. Um jornalista da AFP ouviu sons que indicavam a presença de drones.
Autoridades locais reportaram danos em três bairros de Kiev, que, segundo o prefeito Vitali Klitschko, foi alvo de “um ataque maciço”, que deixou quatro feridos.
O chefe da administração militar da capital ucraniana, Timur Tkatchenko, mencionou no aplicativo Telegram “um ataque balístico russo”, que causou, entre outros danos, um incêndio em um jardim de infância e em um prédio residencial.
Cerca de 100 moradores buscaram abrigo no metrô, enquanto acompanhavam as notícias pelo Telegram. Vários deles levaram sacos de dormir.
À 1h GMT, um alerta aéreo vigorava em todo o território ucraniano. Fora da capital, a empresa ferroviária do país também reportou “um ataque maciço” da Rússia, que causou cortes de energia no centro do país e atrasos.
Os ataques na Ucrânia e na Rússia continuaram nos últimos dias, apesar da atividade diplomática intensa para tentar encerrar a guerra, iniciada em 2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



