Política
Os índices de aprovação e reprovação do governo Lula entre os eleitores paulistas, segundo nova pesquisa
O levantamento sobre a popularidade do petista em São Paulo foi divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira 27


O governo Lula (PT) apresentou melhora na aprovação entre os eleitores do estado de São Paulo, segundo o instituto Paraná Pesquisas. O novo levantamento sobre a popularidade da gestão federal foi divulgado nesta quarta-feira 27.
No comparativo com julho, quando o levantamento anterior foi publicado, a aprovação de Lula cresceu 3,6 pontos percentuais, enquanto a desaprovação recuou 4,2 pontos. O cenário geral para o petista, apesar da melhora, ainda é negativo. São Paulo, convém lembrar, é o maior colégio eleitoral do País. Veja os resultados:
De uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do Presidente Lula, até o momento?
- Aprova – 38,1% (eram 34,5% em julho);
- Desaprova – 58,2% (eram 62,4% em julho);
- Não sabe/não opinou – 3,7% (eram 3,1% em julho).
A melhora nos índices positivos e queda nos índices negativos também foram observadas no monitoramento da avaliação dos paulistas sobre o trabalho do governo Lula. O grupo que marca ‘ótimo’ para se referir à gestão petista subiu, enquanto o grupo que marca o índice ‘péssimo’ caiu. Veja o comparativo:
O levantamento divulgado nesta terça ouviu 1.680 eleitores de SP entre os dias 21 e 24 de agosto. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo Lula aposta em discurso sobre soberania nacional e adota novo slogan; saiba qual
Por Vinícius Nunes e Wendal Carmo
Quem são os ministros mais populares do governo Lula, segundo nova pesquisa
Por CartaCapital