Do Micro Ao Macro

Atividade do comércio cresce 0,3% em julho, aponta Serasa Experian

Setor de veículos puxou avanço mensal; na comparação anual, varejo físico acumula alta de 3,4%

Atividade do comércio cresce 0,3% em julho, aponta Serasa Experian
Atividade do comércio cresce 0,3% em julho, aponta Serasa Experian
O comércio conseguiu bons resultados – Foto: Arquivo
Apoie Siga-nos no

Depois da maior retração do ano em junho, a atividade do comércio voltou a registrar desempenho positivo em julho.

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, que mede o volume de consultas ao crédito no varejo físico, apontou crescimento de 0,3% no mês, mesmo resultado observado em janeiro.

Veículos lideram crescimento mensal

O segmento de “Veículos, Motos e Peças” impulsionou o indicador, com avanço de 1,2% em julho. Na sequência vieram “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (0,6%). Em contrapartida, dois setores recuaram: “Combustíveis e Lubrificantes” (-0,4%) e “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (-1,6%).

Para a economista da Serasa Experian, Camila Abdelmalack, os dados mostram contrastes no consumo. “Apesar da alta no setor de veículos, o segmento vem oscilando nos últimos meses.

O cenário segue marcado por juros elevados, que restringem o crédito e afetam especialmente os setores que dependem de financiamento, como eletrodomésticos e móveis. Ao mesmo tempo, o mercado de trabalho aquecido e os ganhos salariais reais sustentam o consumo básico.

A expectativa para o segundo semestre é de desaceleração gradual, com menor impulso dos setores mais sensíveis ao crédito.”

Alta anual de 3,4%

Na comparação com julho de 2024, a atividade do comércio físico cresceu 3,4%, puxada por “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios”, que avançou 5,3%, segundo maior resultado do ano.

Outros segmentos também registraram desempenho positivo: “Material de Construção” (5,0%), “Combustíveis e Lubrificantes” (4,3%), “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (4,2%), “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” (2,6%) e “Veículos, Motos e Peças” (2,5%).

Segundo Camila Abdelmalack, os números indicam perda de fôlego após picos de crescimento observados no fim de 2024. “A atividade do comércio mostra sinais de desaceleração anual. O impulso gerado por políticas de suporte à renda e pelo mercado de trabalho aquecido começa a perder força diante da manutenção dos juros elevados e da menor propensão ao consumo financiado.”

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é baseado no volume de consultas mensais de cerca de 6 mil estabelecimentos comerciais à base da Serasa Experian.

Os dados são tratados pelo método de médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas de crescimento. A ponderação de cada segmento segue os pesos da Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo