Mundo

Lula critica países ricos e diz que combate ao crime serve de ‘pretexto para violar soberania’

Em discurso na Cúpula Amazônica, o presidente também criticou decisões unilaterais de Trump e anunciou centro internacional de cooperação policial em Manaus

Lula critica países ricos e diz que combate ao crime serve de ‘pretexto para violar soberania’
Lula critica países ricos e diz que combate ao crime serve de ‘pretexto para violar soberania’
O presidente Lula (PT), em Bogotá, na Colômbia. Foto: Raul Arboleda/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) afirmou nesta sexta-feira 22, em Bogotá, na Colômbia, que nações desenvolvidas recorrem ao combate ao desmatamento e ao crime organizado como justificativa para impor barreiras econômicas e interferir em países menos desenvolvidos.

“Há muito tempo que os países ricos nos acusam de não cuidar da floresta. Aqueles que poluíram o planeta tentam impor modelos que não nos servem. Utilizam a luta contra o desmatamento como justificativa para o protecionismo. Usam o combate ao crime organizado como pretexto para violar nossa soberania”, disse Lula durante encontro com representantes da sociedade civil na Cúpula dos Países Amazônicos.

O petista criticou a presença de navios militares dos Estados Unidos no Caribe, próximos à Venezuela, enviados pelo presidente Donald Trump sob a justificativa de combater cartéis de drogas. Segundo Lula, cabe aos próprios países amazônicos enfrentar o narcotráfico, o garimpo ilegal e o contrabando. Nesse sentido, anunciou a inauguração de um centro internacional de cooperação policial em Manaus, marcada para 9 de setembro.

Lula também voltou a criticar Trump por decisões unilaterais, como a saída do Acordo de Paris. “Você não pode fazer o que o presidente americano está fazendo: tomando decisões sozinho sem levar em conta que existe a Organização Mundial do Comércio, sem levar em conta a Organização das Nações Unidas, sem levar em conta nada”, afirmou.

O presidente reiterou ainda que, durante a conferência do clima em Belém, a COP 30, o Brasil lançará o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), destinado a captar investimentos de países e empresas para financiar ações de preservação. “Tem que manter a floresta em pé e os indígenas vivos”, declarou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo