Política
Eleições em MG: Cleitinho lidera a disputa pela sucessão de Zema; Kalil aparece na 2º colocação
O cenário sobre a disputa pelo governo do estado em 2026 foi divulgado pela Quaest nesta sexta-feira 22
O senador bolsonarista Cleitinho Azevedo (Republicanos) é o favorito do eleitor mineiro para suceder Romeu Zema (Novo) no comando do estado em 2026. O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (sem partido), é o segundo colocado. Os dados são da pesquisa da consultoria Quaest, divulgados nesta sexta-feira 22.
De acordo com o levantamento, Cleitinho tem 28% das intenções de voto na pesquisa sobre a eleição para governador, enquanto Kalil soma 16%. A terceira colocação é ocupada por Rodrigo Pacheco (PSD), ex-presidente do Senado e apontado por Lula (PT) como possível apadrinhado na disputa. Ele tem, neste momento, 9% da preferência dos eleitores. Veja os resultados:

O levantamento foi contratado pela Genial Investimentos, contou com entrevistados 1.482 eleitores entre os dias 13 e 17 de agosto e tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Os favoritos para a sucessão de Zema em Minas Gerais, segundo nova pesquisa
Por CartaCapital
Chamado de ‘oportunista’ pelos Bolsonaro, Zema lança candidatura natimorta a 2026
Por Daniel Camargos



