CartaExpressa
A nova tentativa de Monark de tirar Dino de julgamento — com um ’empurrão’ de Mendonça
Em votação no plenário virtual, André Mendonça foi o único a dar razão ao influenciador


A defesa de Bruno Aiub, o Monark, recorreu nesta quinta-feira 21 contra a decisão do Supremo Tribunal Federal que negou afastar o ministro Flávio Dino do julgamento em que o influenciador tentará derrubar uma multa de 300 mil reais.
No julgamento, realizado entre 1º e 8 de agosto no plenário virtual, prevaleceu o voto do relator, Luís Roberto Barroso, acompanhado por oito ministros. André Mendonça foi o único a acolher a demanda de Monark, enquanto Dino se declarou impedido — uma vez que era o alvo da arguição de impedimento.
“Bastaria o risco de parcialidade, e não a prova de efetiva parcialidade, para justificar o afastamento”, sustenta a defesa em seu novo recurso. “No caso dos autos, o impedimento e a imparcialidade são evidentes e devidamente comprovados: o Min. Flávio Dino ajuizou ação penal contra o embargante (Monark).”
O advogado Jorge Salomão pede a análise dos “fundamentos expostos no voto divergente” de Mendonça.
Em fevereiro, o ministro Alexandre de Moraes autorizou a liberação dos perfis nas redes sociais de Monark, acusado de disseminar notícias falsas contra o processo eleitoral brasileiro e o STF. O bloqueio havia sido imposto pelo magistrado em junho de 2023, em meio a investigações sobre os atos golpistas de 8 de Janeiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Mendonça interrompe julgamento sobre ressarcimento de aposentados do INSS
Por Vinícius Nunes
Mendonça homologa renegociação de acordos da Lava Jato, mas Dino suspende julgamento
Por Wendal Carmo
Mendonça será relator de ação que tenta brecar o processo da trama golpista
Por CartaCapital