Do Micro Ao Macro
Sebrae lança nova versão da Planejadora para facilitar acesso a crédito
Ferramenta traz 12 novas funcionalidades, apoio de inteligência artificial e integração com o Programa Acredita


O Sebrae apresentou nesta terça-feira (19) a nova versão da Planejadora Sebrae, ferramenta digital voltada para apoiar pequenos negócios na gestão financeira e no acesso ao crédito. Lançada no início do ano, a plataforma recebeu 12 novas funcionalidades e foi destaque no Encontro Nacional Acredita Sebrae, realizado em Brasília.
Recursos disponíveis
A Planejadora foi desenvolvida com base em três pilares estratégicos: simplicidade e autonomia, planejamento como função central e crédito consciente. O sistema permite identificar e analisar indicadores financeiros, simular cenários, calcular endividamento, avaliar capacidade de pagamento, projetar resultados e monitorar metas após a contratação do crédito.
A versão atualizada oferece ainda pílulas de conhecimento, acesso às linhas de crédito disponíveis e materiais de apoio para orientar empreendedores. A novidade é a integração da Agente LIS, uma inteligência artificial que auxilia o usuário em todas as etapas de preenchimento de informações.
Crédito consciente
De acordo com Augusto Togni, coordenador de Orientação e Educação Financeira do Sebrae Nacional, os novos recursos trazem ganhos para empreendedores e atendentes. “São funcionalidades que ajudam a garantir o acesso ao crédito. Ainda neste ano, teremos relatórios compartilháveis que permitem avaliar o comportamento empreendedor e apoiar negociações mais adequadas”, afirma.
A plataforma inclui também o curso “Planejamento Financeiro para o Crédito”, dividido em três módulos: diagnóstico das finanças, passo a passo do uso da Planejadora e orientações para solicitar crédito no momento certo.
Fampe completa 30 anos
Durante o evento, o Sebrae também celebrou os 30 anos do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), responsável por viabilizar garantias complementares para pequenos negócios. O analista André Dantas apresentou a trajetória do Fundo e os próximos passos.
Já Giovanni Beviláqua, coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae, destacou pesquisas sobre a importância do crédito orientado e falou dos Fundos de Investimento em Inovação (FOF). “O crédito orientado é essencial porque amplia as chances de sobrevivência das empresas e tem impacto direto no desenvolvimento social e econômico”, afirmou.
Programa Acredita
O Programa Acredita, sancionado em 2024 pelo governo federal, busca democratizar o acesso ao crédito para pequenos negócios. O Sebrae atua em duas frentes: garantir crédito por meio do Fampe e promover atendimento estruturado com foco em crédito consciente.
A instituição já aportou R$ 2 bilhões no Fampe, com previsão de gerar R$ 30 bilhões em operações de crédito nos próximos anos. Além disso, estruturou uma rede de agentes financeiros e de crédito para ampliar o atendimento e apoiar a sustentabilidade dos pequenos negócios.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.