Do Micro Ao Macro
Sebrae destaca crédito como inclusão e transformação para pequenos negócios
Décio Lima celebrou 30 anos do Fampe, que já garantiu mais de R$ 6 bilhões em operações em 2024 e 2025


O Sebrae comemorou nesta segunda-feira 18 os 30 anos do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), mecanismo que facilita o acesso de empreendedores ao crédito por meio de garantias. Apenas em 2024 e 2025, mais de 6 bilhões de reais foram disponibilizados em mais de 80 mil operações de crédito.
Na abertura do Encontro Nacional Acredita Sebrae, em Brasília, o presidente da instituição, Décio Lima, ressaltou o impacto da iniciativa. “O crédito é um sonho, é a modificação da vida. É a inclusão para a pequena economia e a construção de sonhos. Já ultrapassamos 6 bilhões de reais e vamos chegar em dezembro com 12 bilhões de reais em crédito para as micro e pequenas empresas. Somos uma porta de sonhos das pessoas”, afirmou.
Transformação na vida dos empreendedores
Para Lima, o Fampe representa uma mudança estrutural para o segmento. “Significa a abertura das portas dos bancos, que estavam fechadas para as micro e pequenas empresas. Com o apoio do Sebrae, o empreendimento estará mais bem preparado para competir em um mercado que não foi feito para eles”, destacou.
O impacto também se reflete em histórias individuais, como a de Michel Rocha, de 27 anos, que ampliou sua barbearia em Rio Branco (AC) com apoio do Sebrae. “É a realização de um sonho. Hoje dois irmãos trabalham comigo. Viemos de uma desestrutura familiar e tivemos uma mudança de vida. Quero que mais pessoas tenham essa oportunidade”, disse o empreendedor.
Crédito assistido
Valdir Oliveira, gerente da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, enfatizou a importância do crédito assistido. “Estamos celebrando 30 anos do Fampe, o fundo de aval mais longevo do país dedicado aos pequenos negócios. Não estamos focados apenas em oferecer bilhões em crédito, mas em garantir que esse crédito seja acompanhado. Precisamos humanizar o processo e trazer esperança para os empreendedores”, afirmou.
Novas parcerias
O evento contou com a presença de instituições financeiras parceiras, como Sicredi e Sicoob, além do Bradesco, que firmou acordo para ampliar o acesso a crédito e capacitação dos pequenos negócios. Também foi assinado um termo de adesão da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED), com aporte de 20 milhões de reais que possibilitará 250 milhões de reais em crédito para microempreendedores individuais (MEIs), beneficiando cerca de 42 mil negócios.
Outra iniciativa anunciada foi o convênio com o Fundo Estímulo, primeiro Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) a acessar o Fampe. O objetivo é disponibilizar crédito para empresas com faturamento entre 10 mil e 400 mil reais, formalizadas há pelo menos dois anos. “O que nos une é o crédito que precisa ser democratizado para que os pequenos negócios brasileiros possam prosperar”, afirmou Lucas Conrado, diretor do Fundo Estímulo.
Programa Acredita + Fampe
O Programa Acredita, sancionado em 2024 pelo governo federal, busca ampliar e democratizar o acesso ao crédito. O Sebrae destinou 2 bilhões de reais ao Fampe, com previsão de gerar 30 bilhões de reais em operações nos próximos anos. Além das garantias complementares, a entidade estruturou uma rede de atendimento para oferecer crédito consciente, contando com agentes especializados e parceiros em todo o país.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Encontro Nacional Acredita Sebrae debate acesso ao crédito e celebra 30 anos do Fampe
Por Do Micro ao Macro
Plano Brasil Soberano vai proteger pequenos exportadores das tarifas dos EUA, diz Sebrae
Por Do Micro ao Macro