Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Documentário mostra a riqueza de mestras de boi, carimbó e samba de cacete no interior do Pará

‘Mestras’, com exibição neste domingo 17 no Festival Toca no Rio, relata como mulheres mantêm as tradições em lugares remotos

Documentário mostra a riqueza de mestras de boi, carimbó e samba de cacete no interior do Pará
Documentário mostra a riqueza de mestras de boi, carimbó e samba de cacete no interior do Pará
Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O documentário Mestras (2024), de Aíla e Roberta Carvalho, apresenta de maneira emotiva três tradições do interior do Pará: a do boi da mestra Miloca, em Ourém; a do o samba de cacete, com a mestra Iolanda do Pilão, em Cametá; e a do carimbó, com a mestra Bigica e o grupo Sereia do Mar, em Marapanim.

São lugares remotos onde ainda pulsam as tradições da Amazônia, graças a mulheres que as mantêm vivas.

O documentário estreou no Festival de Gramado no ano passado e participou do In-Edit 2025, o maior festival de filme musical do País. Agora, integra a programação do Festival Toca, com exibição neste domingo 17, às 14h, no Centro Cultural Banco do Brasil, no centro do Rio de Janeiro.

O filme é narrado pela cantora paraense Aíla, que também dirige o documentário. A cantora Dona Onete enfatiza na obra a importância de valorizar as mulheres que carregam a cultura da Amazônia — ela própria começou a carreira depois dos 60 anos e gravou o primeiro disco aos 73.

O filme tem imagens exuberantes da Amazônia, com depoimentos sensíveis de mulheres sobre a participação nas manifestações musicais da região. É uma mostra do Brasil que resiste culturalmente no Norte profundo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo