CartaExpressa
Moraes autoriza Valdemar Costa Neto a visitar Bolsonaro em prisão domiciliar
O presidente do PL poderá ir ao encontro do ex-capitão no dia 28 de agosto, poucos dias antes do STF iniciar o julgamento da ação do golpe


O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, foi autorizado a visitar Jair Bolsonaro na prisão domiciliar, em Brasília. A autorização foi dada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, nesta sexta-feira 15.
Segundo o despacho, o encontro entre o presidente do PL e Bolsonaro será no dia 28 de agosto, entre 10h e 18h. A visita ocorrerá poucos dias antes do STF iniciar o julgamento na ação do golpe, que apura a trama montada para tentar manter o ex-capitão no poder em 2022, marcado para iniciar no dia 2 de setembro.
Valdemar, convém lembrar, chegou a ser investigado no mesmo processo e, no curso das investigações, foi proibido de manter contato com Bolsonaro. Valdemar chegou a ser preso por porte ilegal de arma de fogo, encontrada durante as buscas por elementos que comprovassem seu envolvimento na trama golpista.
Ao fim do inquérito, porém, foi poupado da lista final de denunciados. Desde então, foi autorizado a retomar os contatos com Bolsonaro, com quem divide o comando do PL.
Bolsonaro está preso em Brasília desde o último dia 4 por ter violado medidas cautelares impostas pelo STF. O ex-capitão teria usado as redes sociais dos filhos e de aliados para driblar a proibição de manter perfis próprios. Ele segue monitorado por tornozeleira eletrônica e só pode receber visitas autorizadas pela Corte. As visitas, porém, acontecem sob uma série de restrições, como a proibição de celulares e de gravação de conteúdos ou produção de fotos ao lado do ex-capitão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

As chances de Hugo Motta visitar Bolsonaro em prisão domiciliar
Por Vinícius Nunes
A bronca de Michelle em deputado do PL que prometeu churrasco para Bolsonaro em prisão domiciliar
Por CartaCapital
Trama golpista: STF marca datas para o julgamento de Bolsonaro; veja o calendário de sessões
Por Vinícius Nunes