Política
Hugo Motta anuncia Ricardo Ayres como relator da CPMI do INSS
O deputado federal do Republicanos ocupará a relatoria, enquanto Omar Aziz presidirá a comissão


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou nesta sexta-feira 15 que o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) será o relator da CPMI do INSS.
A presidência do colegiado ficará com o senador Omar Aziz (PSD-AM), escolhido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), como parte do acordo de composição entre as casas legislativas.
A decisão de Motta segue a estratégia de evitar que a comissão seja dominada pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Permite, contudo, que a relatoria seja exercida por um congressista ligado ao bolsonarismo, mas fora da legenda principal da oposição. A CPMI pretende investigar fraudes em aposentadorias e benefícios assistenciais concedidos irregularmente pelo INSS, com início dos trabalhos previsto para a semana que vem.
Quem é Ricardo Ayres
Nascido em Goiânia (GO) e criado em Porto Nacional (TO), Ricardo Ayres, 44 anos, é deputado federal e advogado, atualmente mestrando em Gestão Pública pela Universidade Federal do Tocantins. Seu bisavô foi vice-governador de Goiás e deputado federal por cinco mandatos.
No Congresso, integra três bancadas alinhadas ao bolsonarismo: Segurança Pública, Ruralista e Evangélica. No entanto, segundo o Radar do Congresso, do site Congresso em Foco, que mede a adesão ao governo entre congressistas, Ayres acompanhou o governo em 79% das votações em plenário.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Alcolumbre anuncia instalação da CPMI do INSS na semana que vem
Por CartaCapital
PF mira outro esquema de fraude no INSS em operação nesta quarta-feira
Por CartaCapital