Do Micro Ao Macro
Novo aplicativo do MEI facilita pagamento do DAS e gestão de tributos
Atualização lançada pela Receita Federal inclui débito automático, DAS consolidado e mais segurança para pedidos de restituição


Os microempreendedores individuais de todo o país já podem acessar a nova versão do aplicativo MEI, lançada pela Receita Federal neste mês, para simplificar o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e otimizar a gestão de tributos. Disponível gratuitamente para Android e iOS, a atualização traz recursos que tornam a rotina mais prática e segura.
Entre as novidades, estão a possibilidade de autorizar o débito automático do DAS, informar sobre benefícios previdenciários, emitir um DAS consolidado para débitos em atraso e reforçar a segurança em pedidos de restituição.
Segundo Diego Dias, vice-presidente de operações da Contabilizei, as mudanças ajudam a evitar atrasos, recolhimentos incorretos e problemas com a Previdência Social. “Além de facilitar o dia a dia do MEI, a atualização oferece mais segurança na gestão do negócio”, afirma.
Principais mudanças no App MEI
- Débito automático do DAS: permite autorizar, alterar ou cancelar o pagamento mensal via débito automático diretamente no aplicativo;
- Informações sobre benefícios previdenciários: ao gerar o DAS, o MEI pode informar o recebimento de auxílio-doença, licença-maternidade ou outros benefícios substitutivos de renda. Nesses casos, a contribuição ao INSS é desconsiderada, restando apenas ICMS e ISS, quando aplicáveis;
- DAS consolidado: reúne em um único boleto os valores de períodos em atraso, facilitando a quitação de débitos acumulados e o controle financeiro;
- Segurança reforçada para restituição: o “Pedido de Restituição” agora exige conta gov.br com nível Ouro ou Prata, aumentando a proteção contra fraudes.
O aplicativo MEI pode ser baixado gratuitamente na Google Play e na App Store.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.