Do Micro Ao Macro

Quatro estratégias de assinaturas que aumentam faturamento e fidelizam clientes por mais tempo

Levantamento mostra como planos bem estruturados dobram a taxa de renovação e elevam receita anual

Quatro estratégias de assinaturas que aumentam faturamento e fidelizam clientes por mais tempo
Quatro estratégias de assinaturas que aumentam faturamento e fidelizam clientes por mais tempo
A análise de dados é uma ferramenta importante para o Marketing Digital
Apoie Siga-nos no

Negócios que adotaram o modelo de assinaturas com estratégias definidas de recorrência conseguiram dobrar a taxa de renovação e elevar o faturamento médio anual em até 40%. Os dados são de um levantamento da Betalabs Tecnologia, que analisou mais de mil empresas de diferentes setores que utilizam sua plataforma para vendas recorrentes.

Segundo Luan Gabellini, cofundador da Betalabs e especialista em vendas recorrentes, o modelo fortalece a relação entre marca e consumidor. “Mais do que vender todo mês, trata-se de oferecer conveniência, segurança e senso de pertencimento”, afirma.

Transformar produto ou serviço em plano

O cliente precisa compreender exatamente o que está assinando. É necessário criar planos claros, seja para entregas mensais, acesso a serviços ou benefícios exclusivos. A proposta deve ter características de assinatura, e não de simples parcelamento.

Oferecer plano anual com parcelamento

Planos anuais parcelados em 12 vezes oferecem previsibilidade de receita para a empresa e maior engajamento do cliente. Essa abordagem reduz cancelamentos e aumenta o valor de vida útil do cliente (LTV) sem exigir grandes descontos.

Criar senso de comunidade

O modelo de assinatura se fortalece quando o cliente se sente parte de algo exclusivo. Clubes, acesso antecipado a produtos, brindes e conteúdos exclusivos aumentam a percepção de valor e incentivam a renovação.

Usar tecnologia para manter relacionamento

Manter contato frequente é essencial. Ferramentas como régua de relacionamento, notificações personalizadas e interações periódicas reforçam a percepção de benefício contínuo.

Mercado em crescimento

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o mercado brasileiro de clubes de assinatura cresceu 32% em 2023, impulsionado pela busca por conveniência e personalização.

Para apoiar empresas interessadas no modelo, a Betalabs disponibilizou um guia gratuito com estratégias utilizadas por negócios recorrentes, disponível no blog e no Instagram da companhia. “Vender por assinatura não é apenas uma tendência, mas um modelo sólido que exige estratégia e visão de longo prazo”, conclui Gabellini.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo