Do Micro Ao Macro
Negócios 50+: empresas que se mantêm competitivas e expandem presença
Rede paulista de academias aposta em franquias, atendimento 24h e modernização para crescer no Brasil e no exterior


O setor de franquias segue em ritmo de crescimento no Brasil. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que o faturamento do segmento avançou 8,9% no 1º trimestre de 2025. Mesmo com instabilidades econômicas, foram abertas 7.354 novas unidades no período, reforçando o papel do franchising como motor da economia – em alguns casos, há muitos anos.
No mercado paulista há 50 anos, a Academia Gaviões consolidou uma trajetória marcada pela continuidade e pela confiança de seus clientes. Fundada por Leo Aguiar e Roseli Aguiar, a rede se modernizou sob o comando da filha, Priscila Aguiar, que implantou o sistema de franquias para expandir a presença da marca no país e no exterior.
Segundo a CEO, a longevidade da empresa está ligada à capacidade de adaptação. “A tradição não pode ser um freio para a atualização. Pelo contrário: é o que nos dá base para ousar com segurança”, afirma.
Modelos de negócio flexíveis
A rede oferece formatos que atendem tanto empreendedores que desejam atuar na gestão diária quanto sócios investidores. O aporte inicial para esse último modelo começa em 100 mil reais.
Para Priscila, essa diversidade é estratégica para ampliar o alcance. “Disponibilizar a gestão terceirizada possibilita que nossa marca chegue a pessoas que antes acreditavam não ter espaço no setor fitness”, explica.
Operação 24 horas
A estrutura das unidades permite funcionamento ininterrupto, o que garante flexibilidade para clientes com rotinas variadas. Esse formato atende desde usuários que preferem treinar no início da madrugada até aqueles que frequentam a academia no fim da noite.
“Hoje, quem quer se exercitar às 5h da manhã ou à meia-noite precisa de uma infraestrutura que funcione. É sobre respeitar o tempo e a realidade de cada pessoa”, diz Priscila.
Expansão e modernização
O crescimento da rede está apoiado em investimentos constantes em tecnologia, capacitação e novas modalidades. A marca acompanha tendências internacionais e esteve presente na Fibo 2025, feira mundial de saúde, fitness e bem-estar realizada na Alemanha. “Estamos em busca constante dos melhores maquinários para nossos alunos”, afirma a executiva.
A expansão incluiu a entrada no mercado internacional, com unidades inauguradas no Paraguai. O plano de crescimento é sustentado pelo suporte aos franqueados e pela manutenção da identidade da marca. “Nosso crescimento está alinhado à missão de oferecer saúde com qualidade, respeito e resultado. Somos um projeto de vida”, conclui Priscila.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Empreendedorismo sênior cresce no Brasil e reflete impacto da longevidade na economia
Por Do Micro ao Macro
570 mil MEIs foram desenquadrados em 2024 por excesso de faturamento, reforçando expansão da economia
Por Do Micro ao Macro