Mundo
Moscou convoca encarregado de negócios da Itália para protestar contra ‘campanha antirrusa’
O governo de Vladimir Putin acusou os italianos de ‘declarações de ódio’ contra a Rússia


A Rússia anunciou, nesta quinta-feira 7, que convocou o encarregado de negócios italiano em Moscou para protestar contra o que qualificou como “campanha antirrussa” na imprensa, em meio às crescentes tensões entre os dois países.
A convocação ocorreu na terça-feira, “devido à incessante campanha antirrussa no espaço midiático italiano e à reação desproporcional de Roma diante da rejeição por parte de Moscou de algumas declarações de ódio de altos representantes das autoridades italianas contra a Rússia”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores russo em um comunicado.
O ministério também acusou “os grandes meios de comunicação italianos” de “atividades antirrussas” e denunciou “ataques russofóbicos” lançados com “pleno apoio de círculos dirigentes italianos”.
“Precisamente neste ambiente carregado tornou-se possível o recente cancelamento da apresentação do maestro (Valeri) Gergiev” na Itália, lamentou o ministério.
O concerto deste renomado maestro russo, próximo a Putin, previsto para 27 de julho em um festival perto de Nápoles, foi cancelado em 21 de julho após muitas críticas ao evento.
Poucos dias depois, o chanceler italiano, Antonio Tajani, convocou o embaixador russo em Roma para protestar contra a inclusão do presidente Sergio Mattarella em uma lista de supostos “russofóbicos” elaborada por Moscou.
O nome de Mattarella foi incluído na lista devido a um discurso proferido em fevereiro, quando traçou um paralelo entre a Rússia e o Terceiro Reich.
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, firme partidária da Ucrânia em sua luta contra a ofensiva russa iniciada em fevereiro de 2022, expressou, então, seu apoio a Mattarella, ao denunciar uma “enésima operação de propaganda, cujo objetivo é desviar a atenção das graves responsabilidades de Moscou”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Rússia anuncia reunião entre Trump e Putin ‘nos próximos dias’
Por AFP
Putin assina decreto que permite à Rússia aumentar emissões de gases de efeito estufa
Por AFP
Trump anuncia tarifa adicional de 25% a produtos da Índia por compra de petróleo russo
Por AFP