Mundo

Príncipe Harry é absolvido de acusação de assédio e intimidação

A denúncia partiu da presidente de uma instituição que ele próprio fundou na África para combater o HIV e a Aids

Príncipe Harry é absolvido de acusação de assédio e intimidação
Príncipe Harry é absolvido de acusação de assédio e intimidação
O príncipe Harry (Foto: Ben STANSALL / AFP)
Apoie Siga-nos no

O órgão regulador britânico de organizações beneficentes absolveu o príncipe Harry de uma acusação de “intimidação” apresentada pela presidente de uma instituição que ele próprio fundou na África para combater o HIV e a Aids.

Entre o fim de março e abril, o filho mais novo do rei Charles III se viu envolvido em uma polêmica após a presidente da organização Sentebale, Sophie Chandauka, acusá-lo publicamente de “intimidação”.

Dias antes, o Duque de Sussex e o cofundador, príncipe Seeiso do Lesoto, haviam anunciado sua renúncia à instituição que fundaram em 2006, depois que membros do conselho administrativo renunciaram quando Chandauka se recusou a deixar o cargo, como lhe havia sido solicitado, por má gestão.

Após uma longa investigação, a Comissão Britânica de Organizações Beneficentes “não encontrou evidências de assédio ou intimidação generalizados e sistemáticos na organização, incluindo misoginia ou misoginia contra mulheres negras”, indicaram as conclusões publicadas nesta quarta-feira.

No entanto, a Comissão “criticou todas as partes envolvidas na disputa por permitirem que ela se tornasse pública”, considerando que a “disputa interna prejudicial” acabou por “afetar seriamente a reputação da organização”.

Em entrevista ao canal Sky News, Chandauka acusou o príncipe Harry de tentar forçá-la a renunciar por meio de “assédio” e “intimidação”.

Em um comunicado publicado em abril, o príncipe Harry alegou que as acusações eram “mentiras”.

O papel de patrono da Sentebale era um dos poucos compromissos beneficentes que o príncipe Harry mantinha após romper com a monarquia britânica em 2020, se exilar nos Estados Unidos e perder seus patrocínios reais.

O Duque de Sussex fundou a Sentebale em homenagem à mãe, a princesa Diana, fortemente engajada na luta contra a Aids.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo