Do Micro Ao Macro
Microfinanças recebem apoio internacional para expandir acesso ao crédito na Bahia
Parceria com rede global fortalece instituições locais e mira geração de renda em regiões marcadas pela informalidade e desemprego


A atuação de organizações de microfinanças na Bahia acaba de ganhar reforço internacional. A Associação Baiana das Organizações de Microfinanças e Microcrédito (Abomcred) firmou uma parceria com a ECLOF International, rede global com sede na Suíça e presença em 14 países. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso ao microcrédito para populações historicamente excluídas do sistema bancário.
A ação conta com apoio da Associação Brasileira de Entidades Operadoras de Microcrédito e Microfinanças (ABCRED) e visa fortalecer instituições locais, aumentar a oferta de serviços financeiros e fomentar o empreendedorismo em áreas com altos índices de informalidade. Atualmente, a Bahia possui a segunda maior taxa de desemprego do Brasil e metade da força de trabalho em situação informal.
Recursos
A parceria já promoveu workshops e ações de planejamento estratégico, mas também inclui acesso a fundos internacionais voltados ao desenvolvimento de novos serviços financeiros. Entre as frentes previstas estão linhas de crédito habitacional, capacitações voltadas a pequenos empreendedores e novos produtos para atender famílias de baixa renda.
Ilana Queiroz, presidente da Abomcred e diretora-executiva da ICC Itabuna Solidária, destaca o impacto direto da iniciativa. “No nosso caso, trata-se da troca de experiências internacionais e da ampliação da oferta de produtos e serviços financeiros para populações que nunca tiveram acesso ao sistema bancário. Muitas pessoas estão desempregadas ou na informalidade, e o microcrédito pode ser uma alternativa real de geração de renda e dignidade”, afirma.
Apoio técnico
Segundo Isabel Baggio, presidente da ABCRED, o fortalecimento das instituições locais exige investimento contínuo. “É fundamental que as instituições de microfinanças invistam continuamente no seu aperfeiçoamento. Melhorar processos, qualificar a gestão e ampliar a capacidade de atendimento é o que permite levar o microcrédito a mais pessoas, com mais eficiência e impacto social”, ressalta.
A Abomcred é formada por quatro organizações baianas: Ceape Bahia, Ceade, ICC Itabuna Solidária e ICC Conquista Solidária. Todas passam a integrar o movimento de expansão da oferta de crédito estruturado com foco no desenvolvimento econômico e inclusão financeira em comunidades vulneráveis.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Pessoas com renda de até três salários buscam microcrédito para empreender
Por CartaCapital
Ceape amplia concessão de microcrédito e fortalece programas de apoio em 2024
Por CartaCapital