Do Micro Ao Macro
Mercadão recebe oficinas de gastronomia para empreendedores das periferias
Projeto oferece aulas gratuitas com foco em geração de renda, cultura alimentar e práticas de venda direta no setor gastronômico


De 5 de agosto a 23 de setembro, o Mercado Municipal de São Paulo, conhecido como Mercadão, será sede do projeto Gastronomia Empreendedora. A iniciativa vai oferecer 12 oficinas presenciais com foco em capacitação técnica no setor de alimentação e geração de renda para empreendedores em situação de vulnerabilidade social.
As aulas serão realizadas no Espaço de Gastronomia e Cultura do Mercadão. A realização é fruto de parceria entre a Mercado SP, a Torteria Dona Jô e o Instituto Bia Rabiovich. A chef Dona Jô será responsável pelo conteúdo técnico das oficinas e pela mentoria pedagógica do curso.
Modelo faça e venda
Com foco na prática, os participantes aprenderão receitas e técnicas que podem ser aplicadas imediatamente na produção e comercialização de alimentos. O modelo “faça e venda” permite que o aprendizado seja voltado à geração de renda direta por meio da gastronomia.
As oficinas vão abordar desde fundamentos básicos da cozinha até técnicas específicas de panificação, confeitaria e culinária brasileira. Além disso, temas como higiene, manipulação de alimentos, gestão de insumos e aproveitamento integral serão trabalhados ao longo do curso.
Mercados e comerciantes
A programação inclui visitas técnicas ao Mercadão e ao Mercado Kinjo Yamato, possibilitando aos participantes contato direto com boxes parceiros e comerciantes experientes. As visitas buscam ampliar o repertório dos empreendedores e fomentar conexões com o ecossistema de alimentação da cidade.
Parte dos alimentos preparados poderá ser destinada à equipe de reciclagem do Mercadão, incorporando uma dimensão social à formação.
Datas
As aulas estão distribuídas ao longo de agosto e setembro. A abertura ocorreu no dia 5 de agosto, com programação intensiva nos dias seguintes. Confira a grade completa:
-
06/08 – Higiene e manipulação de alimentos
-
06/08 – Massas e molhos
-
07/08 – Tortas e quiches
-
15/08 – Bases da cozinha
-
18/08 – Culinária brasileira e acarajé
-
22/08 – Panificação
-
01/09 – Pizza
-
02/09 – Biscoitos
-
12/09 – Confeitaria voltada à venda
-
15/09 – Confeitaria
-
16/09 – Confeitaria
O encerramento e a cerimônia de formatura estão marcados para 23 de setembro.
Papel social
Segundo Aldo Bonametti, CEO da Mercado SP, a iniciativa fortalece o papel do Mercadão como espaço de cultura, formação e transformação social. “Receber um projeto como esse, que fortalece o empreendedorismo e promove inclusão por meio da alimentação, é mais uma forma de ampliar o papel do Mercadão na transformação da cidade”, afirma.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.