Augusto Diniz | Música brasileira

Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.

Augusto Diniz | Música brasileira

Não faço disco para agradar, mas para ser o mais honesto possível, diz Supla

O cantor e compositor lança seu 20° álbum em quase 40 anos de carreira

Não faço disco para agradar, mas para ser o mais honesto possível, diz Supla
Não faço disco para agradar, mas para ser o mais honesto possível, diz Supla
Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

Supla diz que o melhor trabalho de um artista ocorre quando ele oferece seu máximo, e é nesse ritmo que lança seu 20° álbum em quase 40 anos de carreira. Nada Foi em Vão tem 15 faixas, 13 delas inéditas.

“Não dá para fazer porque quero agradar esse ou aquele. Quero ser o mais honesto possível. Esse é o meu melhor”, afirmou a CartaCapital.

O novo trabalho foi gravado com o Punks de Boutique, grupo que o acompanha há três anos e meio e já esteve no álbum anterior de Supla, Transa Amarrada (2023). Integram a banda Filipe Lima (bateria), Eduardo Hollywood (baixo) e Henrique Cabreira (guitarra).

Nada Foi em Vão tem punk rock, rock, metal e balada. Há músicas com pitadas de humor e temas atuais.

Em Queixo Novo, por exemplo, há críticas à inteligência artificial e à harmonização facial indiscriminada. Médico Monstro, por outro lado, cita doutores criminosos que molestam suas pacientes em fragilidade. “Toda hora vejo essa notícia chegando. Meu trabalho é falar das coisas que sinto.”

Para explicar o fato de suas composições alternarem músicas de humor e outras sobre questões contemporâneas, Supla diz haver momentos para rir e ocasiões para demonstrar seriedade.

Nada Foi em Vão, a faixa-título do álbum, é uma balada de Supla em parceria com Tatiana Prudêncio. Já as regravações são de dois clássicos dos anos 1960: Be My Baby, gravada por The Ronnettes, e Raindrops Keep Fallin’ on My Head, de Burt Bacharach.

Participam de três faixas Marc Orrell, guitarrista e ex-integrante da Dropkick Murphys — banda da cena punk americana — e Jeff Roffredo, baixista do grupo de reggae The Aggrolites.

O disco chegou ao público em vinil, como já havia acontecido com o álbum anterior de Supla. “É como se fosse um souvenir. E tem a concepção do álbum. Vem quem tocou, quem escreveu.”

Supla se apresentará ao lado da banda de punk rock Inocentes, em 7 de setembro, no festival The Town, em São Paulo.

Assista à entrevista de Supla a CartaCapital:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo