Economia
Brasil bate recorde de produção de petróleo e gás em junho
A produção total (petróleo e gás) atingiu 4,900 milhões de barris de óleo equivalente por dia


A produção nacional de petróleo e gás foi recorde no mês de junho deste ano, segundo o Boletim Mensal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgado nesta sexta-feira 1º.
A produção total (petróleo e gás) atingiu 4,900 milhões de barris de óleo equivalente por dia. O resultado considerou o pré-sal, pós-sal e os poços em terra.
Petróleo: extraídos 3,757 milhões de barris por dia (bbl/d), um aumento de 2,1% na comparação com o mês anterior e de 10,1% em relação ao mesmo mês de 2024.
Gás natural: 181.636 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d). Aumento de 5,4% frente a maio e de 20,9% na comparação com junho de 2024.
O pré-sal registrou também novo recorde na produção de petróleo e gás natural em junho. Ela atingiu a marca de 3,860 milhões de boe/d. Crescimento de 1,5% em relação ao mês anterior e de 12,7% na comparação a junho de 2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Estados Unidos compram 8% de todo o petróleo exportado pela Petrobras
Por Agência Brasil
MPF pede a suspensão das próximas etapas do leilão para exploração de petróleo na foz do Amazonas
Por CartaCapital