Política e geopolítica no ataque de Trump ao Brasil

No ‘Poder em Pauta’ da semana, André Barrocal entrevista o professor Vinicius Rodrigues Vieira

Donald Trump baixou decreto tarifário contra exportações brasileiras e no mesmo dia seu secretário do Tesouro, Scott Bessent, anunciou sanções econômicas ao juiz Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Nos dois casos, o governo americano apontou justificativas semelhantes, e entre elas estava a situação de Jair Bolsonaro, réu em uma ação penal por tentativa de golpe. Na reabertura dos trabalhos do Supremo em 1.o de agosto, Moraes declarou que vai “ignorar” as sanções dos EUA e que a ação penal de Bolsonaro será julgada em breve. O presidente Lula está convencido de que Trump quer interferir na eleição brasileira do ano que vem, para afastar o Brasil da China e dos Brics, daí que a volta de Bolsonaro ao poder seria de interesse da Casa Branca. Eis por que Lula não tem ilusão de que é possível estabelecer boas relações com o líder americano e prepara-se para uma luta de longa duração. Sobre esses assuntos, o repórter André Barrocal entrevista Vinicius Rodrigues Vieira, professor de Relações Internacionais.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar