Do Micro Ao Macro

Maioria das lojas virtuais fecha antes da primeira venda, aponta pesquisa

Estudo revela falta de planejamento, expectativa de retorno rápido e baixa qualificação como barreiras no início do e-commerce

Maioria das lojas virtuais fecha antes da primeira venda, aponta pesquisa
Maioria das lojas virtuais fecha antes da primeira venda, aponta pesquisa
Estratégias para aumentar o tráfego orgânico e vendas em e-commerces
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa da Loja Integrada analisou o comportamento de 505 lojistas iniciantes e cruzou mais de mil respostas com dados da plataforma. O estudo revelou que, entre as 7.800 lojas virtuais criadas em abril de 2025, apenas 123 registraram ao menos uma venda.

A principal causa da desistência precoce, segundo a análise, não está na tecnologia disponível. O obstáculo é a falta de preparo dos empreendedores, que iniciam seus negócios sem planejamento e com expectativa de retorno imediato.

Falta de direção

Entre os entrevistados, 61% afirmaram que começaram sem saber exatamente o que iriam vender.

Além disso, 33% esperavam resultados financeiros rápidos, mesmo sem experiência no setor ou estrutura mínima para operar.

Para Lucas Bacic, CEO da Loja Integrada, a ausência de orientação adequada leva muitos lojistas a decisões equivocadas logo no início.

“Muitos se perdem antes mesmo de configurar a loja corretamente ou realizar a primeira venda”, avalia.

Divulgação e estrutura

A divulgação dos produtos foi apontada como a maior dificuldade por 40,2% dos participantes. Em seguida, aparecem a estruturação da loja (32,5%), a precificação (16%) e a configuração técnica (7,3%).

A maior parte dos lojistas aposta em conteúdos gratuitos para aprender sobre e-commerce. Cerca de 90% recorrem a vídeos online ou redes sociais. Apenas 1,9% investem em cursos pagos ou capacitações estruturadas.

Taxa de abandono

Os dados ajudam a entender por que 90% dos e-commerces no mundo encerram as atividades em até 120 dias, de acordo com estudos internacionais. No Brasil, embora a Loja Integrada já tenha registrado a criação de 2,7 milhões de lojas, apenas 24 mil estão ativas atualmente.

O cenário expõe a distância entre o desejo de empreender e a capacidade de sustentar um negócio digital. A pesquisa reforça que o sucesso no e-commerce exige preparo, conhecimento e paciência, desde os primeiros passos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo