Mundo
Trump anuncia novas tarifas de 10% a 41% a diversos países; veja lista
Entre os países que se tornaram alvo dos EUA estão a Síria (41%), a Suíça (31%) e Taiwan (20%)


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira 31 uma nova ordem executiva que prevê tarifas entre 10% e 41% a diversos países. As taxas entram em vigor já nesta sexta-feira 1º.
Entre os países que se tornaram alvo dos EUA estão a Síria (41%), a Suíça (31%) e Taiwan (20%). Em uma medida separada, Trump impôs uma tarifa de 35% contra o Canadá.
Além disso, Washington aumentou em 5%, para 15%, os encargos para Costa Rica, Bolívia e Equador, e manteve as tarifas previstas em abril para Venezuela (15%) e Nicarágua (18%).
Veja a lista completa:
- Canadá: 35%
- Lesoto: 15%
- Vietnã: 20%
- Venezuela: 15%
- Turquia: 15%
- África do Sul: 30%
- Suíça: 39%
- Síria: 41%
- Israel: 15%
- Camarões: 15%
- Chade: 15%
- Paquistão: 19%
- Bangladesh: 20%
Os países não listados tiveram a tarifa mantida em 10%. A nova leva de tarifas é após Trump afirmar que qualquer País que não tivesse fechado um acordo com os EUA estaria sujeito a tarifas mais altas sobre seus produtos.
Na lista divulgada pela Casa Branca o Brasil conta com uma tarifa de 10%, entretanto, Trump assinou a elevação da tarifa adicional de 40% sobre os produtos brasileiros na quarta-feira 30 – totalizando uma taxa de 50%. A sobretaxa ao Brasil, porém, não se aplicará a diversos itens, como certos alimentos, celulose, produtos de energia e aviação civil, entre outros.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo Trump diz que sanções são ‘aviso’ de que toga não protege Moraes
Por CartaCapital
Trump expressa ‘descontentamento’ com reconhecimento internacional do Estado da Palestina
Por AFP
Datafolha: 57% dos brasileiros discordam de Trump em ofensiva pelo fim do julgamento de Bolsonaro
Por Wendal Carmo