Política
Datafolha: 57% dos brasileiros discordam de Trump em ofensiva pelo fim do julgamento de Bolsonaro
A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de julho, com mais de 2 mil pessoas em 130 municípios
        
        Um levantamento do Datafolha divulgado nesta quinta-feira 31 aponta que 57% dos brasileiros acreditam que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, erra ao pedir que a Justiça brasileira paralise o julgamento que mira o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por envolvimento na trama golpista de 2022.
Os que concordam com a iniciativa do mandatário norte-americano são 36% dos entrevistados pelo instituto. Outros 7% não opinaram. A pesquisa foi realizada nos dias 29 e 30 de julho, com mais de 2 mil pessoas em 130 municípios.
Entre os eleitores do ex-capitão são 66% aqueles que concordam com Trump, enquanto 28% veem erro em suas ações. Os que não quiseram responder somam 6%. No eleitorado de Lula, 82% acreditam que o republicano está errado e 13% concordam com a iniciativa dele – são 5% os entrevistados que não souberam opinar.
Os entrevistadores informaram que um dos motivos para Trump anunciar uma sobretaxa sobre produtos brasileiros seriam as ações judiciais que Bolsonaro enfrenta no Supremo Tribunal Federal pela trama golpista, e questionaram se o presidente dos EUA estaria certo ou errado. A margem de erro é de 2 pontos.
Bolsonaro é réu no STF por integrar o núcleo central da organização criminosa que tentou dar um golpe de Estado após as eleições de 2022. Ele também foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral por ataques e mentiras sobre o sistema eleitoral, ficando inelegível até 2030.
O Datafolha também perguntou se os entrevistados consideram que o ex-capitão está sendo perseguido e injustiçado. Mais da metade dos brasileiros (50%) acreditam que Bolsonaro não é vítima de perseguição, ante 45% que endossam a tese de perseguição.
O apoio ao ex-capitão é maior entre os homens (48%) com renda entre cinco e dez salários mínimos (59%).
O levantamento também traz um cenário sobre como os brasileiros enxergam a taxa imposta pelo governo dos EUA. Veja os números:
- Vai prejudicar muito: 66%;
 - Vai prejudicar um pouco: 23%;
 - Não irá prejudicar: 7%; e
 - Não sabem: 4%.
 
Segundo a pesquisa Datafolha, 92% de quem respondeu ter votado em Bolsonaro nas eleições de 2022 afirmam que o tarifaço vai prejudicar a economia brasileira. São 87% dos eleitores de Lula que têm o mesmo posicionamento. Os entrevistados também foram questionados sobre o quanto acreditam que a sobretaxa vai impactar em suas economias pessoais. Confira:
- Vai prejudicar muito: 43%;
 - Vai prejudicar um pouco: 34%;
 - Não irá prejudicar: 19%; e
 - Não sabem: 4%
 
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
                                            Interesse final de Trump é econômico e Brasil deve seguir negociando, diz ex-embaixador nos EUA
Por Leonardo Miazzo
                                            Quaest: discussão nas redes sobre Magnitsky tem 60% de menções favoráveis a Moraes
Por CartaCapital
                                            


