Do Micro Ao Macro
Vai empreender? Confira 4 verdades que todo iniciante precisa saber
Com 20 anos de experiência, especialista compartilha lições práticas para quem deseja começar um negócio próprio no Brasil


No Brasil, quase metade da população adulta não empreendedora afirma querer abrir o próprio negócio nos próximos três anos. Os dados são do Monitor Global de Empreendedorismo, pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Anegepe. O número representa cerca de 47 milhões de brasileiros com intenção real de empreender — mas poucos têm consciência dos desafios e decisões que a jornada exige desde o início.
Elton Matos, CEO da Airlocker, franquia de armários inteligentes, atua no setor há mais de duas décadas e defende que ouvir quem já enfrentou o começo do caminho é uma das estratégias mais eficazes para evitar erros comuns. “Mentorias, palestras e trocas de experiência com quem já superou os obstáculos iniciais são fundamentais para quem está começando”, destaca.
A seguir, Elton elenca quatro verdades que todo novo empreendedor precisa ter em mente.
1. Todo negócio precisa resolver um problema real
Mais importante do que o produto é entender qual dor do cliente o negócio se propõe a resolver. Essa clareza define o valor que será percebido e sustenta a proposta no mercado. “Converse com possíveis clientes, identifique lacunas, analise concorrentes e encontre um diferencial. Nenhum negócio sobrevive sem propósito claro e utilidade comprovada”, afirma o empresário.
2. Errar faz parte — o que importa é reagir rápido
Falhas acontecem, especialmente no início. O aprendizado está na forma como o empreendedor lida com o erro e transforma a experiência em ação. “Você precisa desenvolver um olhar estratégico e aprender a agir com rapidez, porque os desafios são constantes”, observa Elton.
3. Conhecer o público-alvo é essencial para decidir com agilidade
Saber quem é o cliente ideal e entender seus hábitos e comportamentos permite tomar decisões mais precisas e aumentar as chances de sucesso. “Praticar escuta ativa é uma habilidade decisiva. Quanto mais você conhece o seu cliente, melhor será sua tomada de decisão”, reforça.
4. Cuidar das finanças é prioridade desde o primeiro dia
Misturar contas pessoais com o caixa da empresa é um erro recorrente — e perigoso. O acompanhamento diário dos custos, despesas e receitas ajuda a manter o negócio viável. “A falta de organização financeira está entre os principais motivos de falência. Por isso, contar com apoio contábil qualificado e manter uma rotina de controle desde o início pode garantir a saúde do negócio”, conclui.
Para quem está dando os primeiros passos, conhecer essas verdades e se preparar com base em experiências reais pode fazer a diferença entre desistir na largada ou construir um negócio com perspectiva de crescimento e longevidade.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.