Do Micro Ao Macro
Com R$ 1,6 trilhão em consumo, público 50+ impulsiona eventos, startups e novos modelos de moradia
Festival MaturiFest e projeto Söderhem mostram como a economia prateada transforma o mercado de trabalho, empreendedorismo e habitação no Brasil.


O público com mais de 50 anos já movimenta mais de R$ 1,6 trilhão por ano no Brasil e deve dobrar sua participação no consumo nacional até 2044.
A chamada economia prateada vem ganhando protagonismo em iniciativas que promovem empregabilidade, longevidade ativa e novos modelos de moradia.
Dois exemplos dessa transformação são o MaturiFest, que chega à sua 8ª edição em agosto, e a Söderhem, empresa que atua com projetos de moradia sênior de alto padrão.
De 21 a 23 de agosto de 2025, o MaturiFest será realizado na UNIP Paraíso, em São Paulo, com programação híbrida e expectativa de público superior a seis mil participantes. Organizado pela Maturi, empresa especializada na inclusão profissional 50+, o festival reúne painéis, oficinas, mentorias e conexões com foco em reinvenção de carreira, tecnologia, empreendedorismo, bem-estar e diversidade etária.
Segundo Mórris Litvak, fundador da Maturi, o evento celebra os 10 anos da empresa com uma agenda voltada ao desenvolvimento e à inclusão. “O MaturiFest promove um ambiente para troca de experiências, construção de redes e aprendizado contínuo”, explica.
Formação, conexão e negócios para longevos
Entre os destaques da edição estão a MaturiConecta, feira de empregabilidade com foco em diversidade etária, e o Acelera Maturi, concurso de startups 50+ com premiação de R$ 10 mil e três meses de mentoria. Também serão apresentados dois estudos inéditos sobre educação financeira e sustentabilidade na maturidade, além do lançamento da plataforma MaturiNegócios, voltada à troca de serviços entre empreendedores da faixa 50+, com moeda virtual interna.
Em 2024, o festival reuniu 4 mil participantes online e 1.500 presencialmente. A edição 2025 contará com nomes como Ana Paula Padrão, Carolina Ferraz e Caito Maia, além de debates sobre inteligência artificial, ESG, marketing digital e segurança digital.
Mais informações estão disponíveis no site oficial: www.maturifest.com
Moradia ativa e sofisticada para quem tem mais de 60
Na mesma direção, a Söderhem se posiciona para atender um público maduro que busca mais do que assistência: quer qualidade, autonomia e pertencimento. Criada por Daline Hällbom e Beatriz Pons, a empresa foca em projetos de sênior living com padrão A+, inspirados na arquitetura escandinava e adaptados ao estilo de vida brasileiro.
As idealizadoras apostam em espaços com áreas verdes, ambientes de convivência e atividades ao ar livre para fomentar relações sociais entre moradores da mesma faixa etária. “Queremos oferecer uma nova experiência de moradia para quem quer continuar ativo e conectado, mesmo após os 60 anos”, explica Beatriz.
O primeiro projeto da Söderhem deve ser lançado em 2026, com investimento estimado de R$ 16 milhões para aquisição do terreno. A entrega está prevista para quatro anos após o início da construção. Segundo as sócias, há interesse de fundos de investimento e estudos para expansão além de Florianópolis.
Com expectativa de que o consumo da população 50+ represente 35% do total nacional até 2034, iniciativas como MaturiFest e Söderhem mostram que longevidade é um vetor estratégico de inovação para o mercado de trabalho, consumo e moradia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.