Mundo
Vaticano anuncia lucro de US$ 72 milhões em seus ativos financeiros e imobiliários
Leão XIV enfrenta entre seus principais desafios a delicada questão de reequilibrar as finanças
O Vaticano, que enfrenta um déficit orçamentário significativo, anunciou um lucro de 62,2 milhões de euros (72,2 milhões de dólares ou 403,3 milhões de reais) em seus ativos financeiros e imobiliários, 35% a mais que no ano anterior, segundo um balanço publicado nesta segunda-feira 28.
O resultado facilita a alocação de uma contribuição extraordinária de 46,1 milhões de euros (cerca de 53 milhões de dólares ou 296 milhões de reais) para cobrir as necessidades da Santa Sé e o déficit da Cúria Romana.
O Vaticano declara 4.234 bens imobiliários na Itália e cerca de 1.200 no exterior, principalmente em Paris, Londres, Genebra e Lausanne.
Criada em 1967, a Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (Apsa) publica seu relatório financeiro anual desde 2021, como parte dos esforços de transparência e saneamento empreendidos pelo Papa Francisco diante da proliferação de escândalos financeiros.
Seu sucessor, Leão XIV, eleito em maio, enfrenta entre seus principais desafios a delicada questão de reequilibrar as finanças do Vaticano, cujo déficit estrutural é estimado em 70 milhões de euros (453 milhões de reais), ante um orçamento de 1 bilhão de euros (6,4 bilhões de reais).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


