Política

Brasil volta a deixar o Mapa da Fome da ONU

O percentual da população com risco de subnutrição ou falta de acesso a alimentação suficiente é inferior a 2,5%

Brasil volta a deixar o Mapa da Fome da ONU
Brasil volta a deixar o Mapa da Fome da ONU
Foto: Roberta Aline/MDS
Apoie Siga-nos no

O Brasil voltou a deixar o Mapa da Fome após três anos. O anúncio foi feito nesta segunda-feira 28 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU), durante evento na Etiópia.

Para elaborar a lista de países integrantes do mapa, a FAO leva em conta o número de pessoas em risco de subnutrição ou de falta de acesso a alimentação suficiente. Segundo os dados apresentados nesta segunda, o Brasil voltou a ter menos de 2,5% da população nestas condições, considerando a média de 2022, 2023 e 2024.

O resultado foi celebrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Minhas amigas e meus amigos. É com grande orgulho e imensa alegria que informo: O Brasil está fora do mapa da fome, mais uma vez”, escreveu em postagem no X (antigo Twitter). “Uma conquista histórica que mostra que com políticas públicas sérias e compromisso com o povo, é possível combater a fome e construir um país mais justo e solidário”, prosseguiu.

A primeira vez que o País ficou fora do Mapa da Fome foi em 2014, durante o primeiro mandato da então presidenta Dilma Rousseff (PT). Em 2021, porém, o País foi incluído na lista, por conta dos resultados apurados entre 2018 e 2020 – período entre os governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).

“Sair do Mapa da Fome era o objetivo primeiro do presidente Lula ao iniciar o seu mandato em janeiro de 2023. A meta era fazer isso até o fim de 2026”, disse o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o fim de 2023, o país já tinha retirado 24 milhões de pessoas da insegurança alimentar grave.

Os resultados apresentados nesta segunda-feira na Etiópia estão disponíveis no relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 – SOFI 2025. O lançamento aconteceu durante a Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU, que acontece até esta terça-feira na capital etíope, Adis Abeba.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo