

Opinião
O PIB das favelas
O consumo nas comunidades chega a 300 bilhões de reais


O instituto Data Favela e a Central Única das Favelas divulgaram os resultados da pesquisa sobre renda e consumo nas comunidades do País. Foram 16.521 entrevistas. A estimativa é de que nessas áreas ocorra um giro de 300 bilhões de reais, superior ao PIB de 22 estados. Hoje existem 13,3 mil favelas mapeadas, com 17,3 milhões de moradores que vivem em 8% dos lares brasileiros.
A Shopee é a plataforma de marketplace mais utilizada para compras, com 39% da preferência dos entrevistados. A seguir aparecem Mercado Livre e Shein. A pesquisa aponta ainda que 60% dos consumidores utilizam plataformas de comércio eletrônico. Para o futuro, o vestuário aparece como a principal categoria em intenção de compra, 70%. Além de itens de interesse pessoal, destacam-se as categorias de eletrodomésticos e materiais de construção. Esses dois últimos representam uma tendência presente há muitos anos. Com os preços de aluguéis e de moradias próprias crescendo, a intenção das famílias é melhorar o local em que vivem e não mudar para outros bairros.
Sol e diversão
Você, certamente, se lembra de marcas de protetores solares e de campanhas publicitárias engraçadas e divertidas. Isso ficou no passado e, nos últimos anos, protetores solares embarcaram na onda da prevenção. O que era divertido virou remédio e, em um passe de fim de mágica, a comunicação tornou-se chata. Mas uma marca dos EUA, encontrada no Brasil, resolveu mudar os argumentos. A Vacation, criada por três jovens amigos, retirou os jalecos dos protetores solares e retomou o prazer de usar um produto para se divertir. Mudaram a comunicação e lançaram um produto aerado, o Classic WHIP, vendido em uma embalagem que lembra chantilly. A divulgação, inclusive, coloca uma cereja sobre uma porção de protetor, lembrando uma sobremesa. O sucesso foi imediato, tanto nos supermercados quanto nas plataformas de e-commerce. Nos Estados Unidos, o produto é vendido por em torno de 22 dólares. No Brasil, nos marketplaces, o preço da embalagem de 120 mililitros sai por 230 reais.
Ideias diferentes podem ser apresentadas de maneira divertida. Muitos produtos infantis têm embalagens tão divertidas quanto os conteúdos. Em outras categorias, elas servem para dar destaque nas gôndolas e na internet. Muitas antecipam a experiência com a marca e reduzem investimentos em comunicação. O bom humor da Vacation tem dado resultado. A empresa pretende faturar neste ano 80 milhões de dólares. Nada mal para quem começou o negócio em 2021.
Sabor Brasil
Donald Trump é um consumidor voraz de Coca-Cola. Há alguns dias, ele sugeriu para a empresa o uso de cana-de-açúcar na formulação do refrigerante. Nos EUA, a Coca usa, desde meados da década de 1980, xarope de milho. Mas não será tão simples. Anualmente, são consumidos no país 12,5 milhões de toneladas de açúcar, dos quais 4 milhões são de cana. Os 8,5 milhões restantes são importados ou produzidos a partir da beterraba. Os maiores fornecedores de açúcar de cana são o Brasil e o México. No ano passado, as exportações brasileiras de cana-de-açúcar somaram 1,1 milhão de toneladas. Ou seja, perto de 25% de todo o consumo desse tipo de açúcar. É um volume pequeno ante um total de exportações brasileiras do produto para o restante do mundo, que somou 38,2 milhões de toneladas no mesmo período.
No primeiro semestre, estava em negociação uma ampliação de cota de exportação para o mercado norte-americano. Pelo acordo vigente, até 146 mil toneladas não seriam tarifadas. Para o excedente, a taxação era de 80%. Não se sabe ainda como ficarão as tarifas para os produtos brasileiros. Mas, se quiserem usar açúcar de cana, o preço pode ficar mais amargo. Para piorar, se as tarifas atingirem a carne bovina, o preço do hambúrguer vai aumentar. O Brasil responde por 23% de toda a carne exportada para os EUA. Cria-se o Efeito McDonald’s, um combo mais caro para o consumidor de lá.
Maria Maria
A vinícola Maria Maria, cujo nome nasce da amizade entre Milton Nascimento e Eduardo Nogueira, o proprietário, ganhou o reconhecimento da revista inglesa Decanter, em sua edição e premiação World Wine Awards 2025. Nogueira é um cafeicultor que há quase 15 anos se aventurou na viticultura instalada em Boa Esperança, no sul de Minas. O empresário convidou a enóloga Isabela Peregrino para escolher um dos produtos da safra de 2023 para levar seu nome. O Isabela Syrah 2023 recebeu 96 pontos na avaliação da Decanter. Foi o único vinho brasileiro premiado. No site da empresa, pode ser comprado por 175 reais. •
Publicado na edição n° 1372 de CartaCapital, em 30 de julho de 2025.
Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘O PIB das favelas’
Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.
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