CartaExpressa
Bolsonaro se nega a mostrar tornozeleira na TV: ‘Tenho vergonha’
A Primeira Turma do STF já formou maioria para confirmar as medidas cautelares contra o ex-presidente
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se recusou a exibir sua tornozeleira eletrônica em uma entrevista à BandNews, nesta sexta-feira 18. O equipamento está em sua perna esquerda.
“É constrangedor. A intenção é humilhar, desgastar a imagem”, disse o ex-capitão. “É humilhante, degradante. Tenho vergonha de falar que estou com uma tornozeleira.”
Ele declarou ter sido surpreendido pela chegada de agentes da Polícia Federal, no início da manhã, e alegou não ter medo de ser preso.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal já formou maioria para confirmar as medidas cautelares impostas ao ex-presidente, entre elas a proibição de comunicação com investigados, o afastamento de embaixadas e a restrição ao uso de redes sociais.
Depois do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso e autor da decisão, Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram no plenário virtual nesta sexta-feira, referendando as medidas. Restam os votos de Luiz Fux e Cármen Lúcia, que podem se manifestar até a segunda-feira 21.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Tornozeleira de Bolsonaro: imprensa mundial comenta ‘suprema humilhação’ do ex-presidente
Por RFI
Moraes declara inconstitucional eventual anistia a Bolsonaro
Por CartaCapital
Deputado do PL cita 64 e apela às Forças Armadas após tornozeleira em Bolsonaro
Por CartaCapital



