Mundo

A resposta de Bolsonaro à carta de Trump

Em vídeo, o ex-presidente volta a questionar o processo no qual é alvo por golpe de Estado, enquanto ministros do governo Lula questionam postura

A resposta de Bolsonaro à carta de Trump
A resposta de Bolsonaro à carta de Trump
Jair Bolsonaro e Donald Trump em 2020 – Foto: Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um vídeo na última quinta-feira 17 em que agradece publicamente o apoio recebido de Donald Trump em carta publicada na rede Truth Social e tenta rebater as acusações que enfrenta na Justiça brasileira. 

Na gravação, Bolsonaro demonstra satisfação com as palavras de Trump (que diz que o julgamento por golpe de estado deve terminar “imediatamente”) e reforça sua versão sobre o processo judicial que responde. O ex-capitão diz que as acusações relacionadas aos eventos de 8 de janeiro de 2023 são parte de uma conspiração para afastá-lo da política nacional.

“Querem, na verdade, me alijar do processo político, alijar a maior liderança da direita da América do Sul. E entendo que eleições sem oposição, sim, é um golpe”, disse Bolsonaro.

“Estou sendo julgado por um golpe de Estado, dado em um domingo, sem tropa, sem armas, com a minha presença nos Estados Unidos. Algo completamente incrível, um crime inexistente”, prosseguiu.

No vídeo, Bolsonaro leu o trecho final da carta de Trump, em que o mandatário dos EUA diz estar acompanhando a situação no Brasil. “Ridículo de censura”, afirmou Bolsonaro, que agradece ao norte-americano: “Conte, claro, com a minha eterna gratidão”.

Governo brasileiro reage

A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, foi às redes sociais para denunciar o que classificou como uma “chantagem” contra o país. Segundo ela, a carta de Trump revela uma pressão para que o Brasil abandone sua soberania nacional em troca do fim das ameaças tarifárias.

“A carta de Donald Trump a Jair Bolsonaro expõe cruamente a chantagem que estão fazendo contra o Brasil. O estadunidense exige que o país desista da soberania nacional, de nossa Justiça e nossas leis, para desarmar as tarifas e sanções que ameaça impor ao país. Quanto mais se aproxima a hora do julgamento, mais claro fica que Bolsonaro coloca seus interesses acima de tudo, inclusive do Brasil e do povo brasileiro”, disse.

Em pronunciamento em rede nacional na noite de quinta-feira 17, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lembrou que o tarifaço de Trump sobre produtos brasileiros tem razões políticas. O presidente dos EUA citou os processos contra Bolsonaro ao justificar a medida.

“Minha indignação é ainda maior por saber que esse ataque ao Brasil tem o apoio de alguns políticos brasileiros. São verdadeiros traidores da Pátria. Apostam no quanto pior, melhor. Não se importam com a economia do País e os danos causados ao nosso povo”, afirmou Lula.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi direto em suas críticas após Trump ameaçar sobretaxar em 50% as exportações brasileiras a partir de 1° de agosto, citando o julgamento de Bolsonaro como justificativa.

“Nós vamos sacrificar o Brasil por causa do Bolsonaro? Ele que devia estar se sacrificando pelo Brasil”, declarou Haddad em entrevista ao Estadão/Broadcast.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo