Mundo

Lula anuncia pronunciamento nesta quinta-feira sobre tarifaço de Trump

A fala do presidente será divulgada em rede nacional de rádio e televisão às 20h25

Lula anuncia pronunciamento nesta quinta-feira sobre tarifaço de Trump
Lula anuncia pronunciamento nesta quinta-feira sobre tarifaço de Trump
Em meio à crise do 'tarifaço', Lula usa boné com a frase "O Brasil é dos brasileiros" – Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) anunciou que fará um pronunciamento em rede nacional nesta quinta-feira 17, às 20h25, sob o mote ‘Brasil Soberano’. O discurso deve abordar o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros vendidos no mercado dos EUA, medida comunicada pelo presidente Donald Trump na semana passada.

A fala do presidente será gravada e terá 4 minutos e 50 segundos de duração. O pronunciamento de Lula acontece um dia após o governo brasileiro enviar uma carta aos Estados Unidos na qual se diz disposto a negociar, e sinaliza “indignação” com a tarifa de 50% anunciada por Trump.

A nova carta foi assinada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O governo também cobrou uma resposta a uma outra carta com teor semelhante, enviada em maio deste ano, que nunca obteve resposta.

Embora defenda a negociação diplomática contra a medida, Lula tem sido enfático ao pontuar que o Brasil não aceitará interferência externa e está pronto para usar a chamada Lei da Reciprocidade Econômica e até recorrer à Organização Mundial de Comércio (OMC).

As críticas de Lula também tem se estendido ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi citado por Trump como um dos motivos para a tarifa. O republicano e o ex-senador Marco Rubio, atual secretário de estado norte-americano, tem feito acusações de que o Supremo Tribunal Federal estaria atacando Bolsonaro ao dar andamento às investigações que apuram uma tentativa de golpe de estado.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo