Política
Veja como votou cada deputado sobre a suspensão do mandato de Janones
A análise ocorreu no Conselho de Ética. O deputado pelo Avante ainda pode recorrer ao plenário da Câmara
O Conselho de Ética da Câmara decidiu nesta terça-feira 15, por 16 votos a 3, suspender por três meses o mandato do deputado André Janones (Avante-MG). Ele ainda pode recorrer ao plenário.
Janones é acusado de proferir manifestações ofensivas, de baixo calão e provocativas contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), enquanto o bolsonarista discursava na tribuna, na última quarta-feira 9.
Segundo o relator da representação, Fausto Santos Jr. (União-AM), o caso se agravou pelo fato de Janones ter utilizado termos homofóbicos contra Nikolas. Houve uma confusão generalizada no plenário e a Polícia Legislativa teve de intervir.
Em sua defesa no Conselho de Ética, Janones afirmou ter sido fisicamente agredido. “De repente eu começo a levar chutes muito fortes nas minhas pernas, pela frente e por trás. Estão gravadas estas agressões físicas.”
Votaram pela suspensão do mandato de André Janones por três meses:
- Domingos Sávio (PL-MG)
- Gustavo Gayer (PL-GO)
- Marcos Pollon (PL-MS)
- Delegado Bilynskyj (PL-SP)
- Acácio Favacho (MDB-AP)
- Ricardo Maia (MDB-BA)
- João Leão (PP-BA)
- Julio Arcoverde (PP-PI)
- Castro Neto (PSD-PI)
- Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR)
- Albuquerque (Republicanos-RR)
- Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE)
- Delegado Marcelo (União-MG)
- Fausto Santos Jr. (União-AM)
- Josenildo (PDT-AP)
- Nely Aquino (Podemos-MG)
Votaram contra a suspensão:
- Dimas Gadelha (PT-RJ)
- Maria do Rosário (PT-RS)
- Chico Alencar (PSOL-RJ)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Conselho de Ética aprova suspensão de Janones por 3 meses
Por Vinícius Nunes
Centrão cobra a fatura por suspensão de bolsonarista e Janones pode ser o próximo
Por Vinícius Nunes
Fux pede a Janones comprovação de pagamento do acordo no caso da rachadinha
Por Wendal Carmo



